Semed realiza desfile cívico estudantil

Educação
03/09/2012 15h28
Início > Noticias > 52025

No último domingo, a rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, foi palco, mais uma vez, do tradicional Desfile Cívico das escolas da rede municipal de ensino. O local se transformou em uma imensa sala de aula, onde a história do Brasil, representada por personalidades femininas, foi contada por mais de três mil alunos de escolas da rede municipal e particular de ensino. O evento atraiu milhares de pessoas que fizeram questão de demonstrar o amor à pátria e ao civismo.

A solenidade foi iniciada com o hasteamento das bandeiras e a execução do hino nacional. Em seguida, começaram  a desfilar as bandas de música da Marinha do Brasil, Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros,  Exército, Escoteiros e da Banda Marcial de Aracaju. Além disso, o evento contou com a participação de idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do grupo 'Peneirou Xerém'.

Com a temática 'A mulher na construção do mundo', divido em nove subtemas: 'O Éden'; 'a Mulher e a História'; 'Musa Inspiradora'; 'E a mulher Domina as Artes'; 'Trabalho de Mulher'; 'O que move as Mulheres'; 'Mulher Brasileira em Primeiro Lugar'; 'A Mulher Sergipana' e 'Afinal, o que querem as mulheres'. Os pelotões abordaram  os  variados elementos e aspectos relativos ao universo feminino, variando entre a mitologia, artes, lutas e conquistas sociais, personagens marcantes e anônimos, e posição atual no mercado globalizado.  

A primeira unidade de ensino a entrar na avenida foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Henrique Texeira Lott. Com passos sincronizados e bastante empolgação, os alunos trouxeram como enredo O Éden: mitos da criação do mundo. Alunas vestidas de ninfas dançaram  e jogaram pétalas de rosas no local, abrindo o caminho para o desfile.

A escola deu passagem a trinta instituições de ensino retratarem com muita criatividade e orgulho os 190 anos de independência do Brasil e a  capacidade feminina de transformar o mundo. Além da participação dos alunos, com fantasias, indumentárias e bastante entusiasmo, dois carros alegóricos abrilhantaram ainda mais a grande festa cívica.

Integração

A secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, explicou que o desfile é um dos pontos máximos do trabalho que a secretaria realiza no âmbito da valorização das tradições. "É importantíssimo inserirmos os alunos no processo não apenas pelo desfile, mas, fundamentalmente, por essa aula ao ar livre e o nosso objetivo é fazer com que a população que o assiste e os próprios alunos se integrem nesse projeto", disse.