PMA combate e previne o calazar nos bairros Atalaia e Soledade

Saúde
06/09/2012 17h30
Início > Notícias > PMA combate e previne o calazar nos bairros Atalaia e Soledade

De 30 de agosto a 6 de setembro, equipes compostas de vinte agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses  (CCZ) da Prefeitura de Aracaju atuaram no bairros Atalaia e Soledade. A aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da leishmaniose, doença conhecida também como calazar, e o trabalho de educação em saúde para prevenção foram o foco das atividades. Além das ações de rotina, o CCZ notificou proprietários de terrenos baldios e casas abandonadas que representam risco para o surgimento de focos do mosquito flebótomo o transmissor do calazar. 

Durante esta quinta-feira, 6, o CCZ realizou tratamento químico em áreas estratégicas no bairro Atalaia. Com o equipamento costal dos tipos leve e pesado, terrenos e casas receberam inseticida repelente que não representa risco à saúde humana. Os moradores do bairro Atalaia elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. “É ótimo para a comunidade receber a prevenção. Sabemos quanto isso é importante para nossa saúde. Com a ação do CCZ, sabemos que muita gente não sabe dos riscos da doença vai mudar de atitude”, diz morador Norberto Barbosa Cruz, 34 anos.  

Na opinião da dona de casa Manoela Nascimento, 23, dá segurança e alívio ver que a Prefeitura de Aracaju continua agindo para que a doença fique longe de todos e que principalmente as crianças possam continuar saudáveis”, afirma.    

Segundo o coordenador do Programa de Controle de Leishmaniose Visceral, Wilson dos Santos, cuidados com a limpeza e manutenção de quintais, recintos e áreas com chão de terra são essenciais para prevenir a doença. “Áreas com vegetação, sombra e acúmulo de entulho, folhas secas e materiais orgânicos em decomposição facilitam a proliferação do mosquito. A melhor forma de prevenir é evitar as condições favoráveis”, afirma Wilson. 

Centro de Controle de Zoonoses 

O CCZ mantém programas de combate ao Calazar, que vão desde o diagnóstico e a remoção dos cães infectados até colocação de armadilhas para capturar o mosquito transmissor. O Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, na avenida Carlos Rodrigues da Cruz, 60. A população pode entrar em contato através dos telefones 3179-3528 e 3179-3564.