PMA interdita ponte do bairro Jabotiana

Infraestrutura
11/09/2012 08h19
Início > Noticias > 52104

Para garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos, a Prefeitura de Aracaju adotou medidas preventivas de interdição da ponte do bairro Jabotiana, que liga os conjuntos Santa Lúcia e Largo da Aparecida, na zona Oeste da capital. Engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) juntamente com consultores da GeoTec estiveram no local e identificaram problemas de estabilidade nas cabeceiras das margens direita e esquerda da ponte.

A equipe técnica verificou que houve deslocamento do aterro da cabeceira da margem esquerda, fato que ocasionou uma ruptura visível na superfície do terreno. De acordo com o diagnóstico elaborado pela equipe, os problemas observados no aterro podem estar diretamente associados ao acelerado processo de urbanização e ao aumento significativo de tráfego (inclusive tráfego de veículos pesados) na região.

Após analisar a estrutura da ponte e a região em que está situada, os engenheiros da Emurb também advertiram que tanto a formação do solo em que está assentada, quanto o acelerado processo de uso e ocupação do solo no entorno dela podem ter gerado o processo de desgaste da estrutura.

Segurança

De acordo com presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, a interdição do local foi uma medida adotada para preservar a segurança da população que trafega diariamente pela ponte. "De maneira preventiva, interditamos o tráfego e estamos tomando as medidas necessárias para restabelecê-lo. Nesse momento, não temos condições de estabelecer um prazo para a liberação do trânsito, porque estamos no processo de elaboração do termo de referência para contratação dos serviços de recuperação da estrutura", explica o engenheiro.