Prefeito lança 2ª edição do Caju na Rua

Agência Aracaju de Notícias
11/09/2012 11h34
Início > Noticias > 52107

“Além de ser o símbolo do nosso povo, esses cajus carregam o esforço, o talento e a inspiração dos artistas sergipanos”. Foi com essas palavras que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, definiu a 2ª edição do projeto Caju na Rua, lançada na manhã desta terça-feira, 11, na praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco.

Encantando moradores e turistas que transitam e passeiam pela capital, o projeto amplia o acesso da população aracajuana à arte nos mais diversos bairros. Durante a solenidade de lançamento, o chefe do executivo municipal destacou que o Caju na Rua está transformando Aracaju em um museu a céu aberto. “Ele oferece às pessoas a possibilidade de apreciar a arte casada com o que há de mais significativo com a nossa terra: o caju”, explicou.

Na primeira etapa, lançada no ano passado, 11 artistas renomados, escolhidos por uma comissão da prefeitura, deram vida às obras de arte. Nesta etapa, foi realizado um processo de seleção, da artista pode enviar até dois trabalhos para avaliação, sendo que apenas uma das artes foi selecionada, tendo como critério o conjunto da qualidade e criatividade da obra em conformidade com o regulamento.

Para o idealizador do projeto, o artista plástico Fábio Sampaio, o momento foi de dupla alegria. Primeiro por ver concretizada mais uma edição do projeto. A segunda, por ele ser morador do bairro Augusto Franco e ver o poder público levar ao local um pouco de arte e beleza. “Esse projeto é importante porque muda a relação dos artistas com a cidade e traz para a população o entendimento sobre a arte urbana”, observou Sampaio.

Militante da mobilidade urbana, o presidente da ONG Ciclo Urbano, Luciano Aranha, foi o artista responsável pela arte do Caju instalado na Praça da Juventude. Ele, que desenvolve ações de conscientização como panfletagens e passeios ciclísticos, sempre com o foco na paz do trânsito, falou sobre a sua obra. “A expressão foi tentar retratar a integração do ciclista com a natureza. Você encontra neste caju elementos da natureza e, como o caju é um símbolo da cidade e a bicicleta vem se fortalecendo como símbolo da capital, tentei fazer essa união”, mostrou Aranha.

Identidade

O prefeito explicou que Aracaju é a primeira cidade a exibir esse tipo de arte. “Normalmente encontramos exposições itinerantes, mas a nossa é fixa. Os Cajus se transformaram em pontos turísticos e além de resgatarem a identidade cultural da nossa cidade, valoriza os artistas, todos locais, e artistas novos que passam a ter seus trabalhos mais conhecidos”, concluiu Edvaldo.

Durante o lançamento da exposição, o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Waldoilson Leite, fez um pedido aos moradores da cidade: que valorizem os as obras de arte ajudando a preservá-las. “Infelizmente a nossa cidade ainda sofre com a ação dos vândalos, mas o que a gente pede à população é que preserve, cuide dos Cajus, porque eles são obras de arte e equipamentos turísticos que embelezam nossa cidade e precisam ser valorizados”, pontuou o presidente.

Presenças

Também participaram do lançamento da exposição os secretários municipais Marcos Cardoso (Comunicação); Stella Maris Dornelas (Saúde); Bosco Rolemberg (Assistência Social); Dulcival Santana (Planejamento); Fabiana Pinho (Chefe de Gabinete); Telma Pimentel (Trabalho e Renda); Antônio Hora (Esporte e Lazer); além do presidente da Empresa Municipal de Serviços urbanos, Fábio Silva.