Aracaju ganha mais dez obras de arte do projeto Caju na Rua

Serviços Urbanos
11/09/2012 17h36
Início > Noticias > 52123

Na manhã desta terça-feira,11, a exposição da segunda edição do projeto Caju na Rua foi lançada pela Prefeitura Municipal de Aracaju e seus organizadores. O ato oficial de lançamento do projeto aconteceu na Praça da Juventude, localizada no conjunto Augusto Franco, Zona Sul da capital. A solenidade contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira, do idealizador do projeto, Fábio Sampaio; do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Fábio Silva; de representantes da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju) e de demais órgãos da PMA e artistas.

De acordo com o chefe do executivo municipal, o lançamento da nova edição do projeto representa a democratização da arte urbana. "A ideia é de tornar a nossa capital um museu a céu aberto, proporcionando para a população o acesso à arte e à cultura, reunindo isto em um símbolo característico de Aracaju. Os monumentos estão em vários pontos da cidade possibilitando não só o embelezamento dos espaços públicos como também a valorização da cultura local com a expressividade da arte em um fruto tradicional, que é o caju", destacou Edvaldo Nogueira.

Satisfeito com a realização do projeto que teve o apoio da Emsurb em sua execução, o presidente do órgão, Fábio Silva, destacou a importância da nova edição. "A prefeitura está presenteando os aracajuanos com esta ação que leva arte e beleza para várias regiões da capital. E para isso, contamos com a colaboração dos cidadãos em preservar estas obras que demonstram a arte local de várias formas", afirmou Fábio Silva.

Onze cajus já embelezavam vários pontos da cidade, agora mais dez monumentos ampliam o acesso de aracajuanos e turistas à obra de vários artistas plásticos que imprimem seus estilos e cores em um dos símbolos mais tradicionais de Sergipe.  A Orla Pô do Sol - Gabriela Etinger; a Rodovia José Sarney - Jacira Moura, José Carlos Conrado e Claudia Nen; a Rótula do Mosqueiro - Duardo Costa; o Teatro Tobias Barreto - André Moreira; a Praça da Liberdade (Bairro América) - Laís Alves; a Praça Vereador Osvaldo Mendonça (Bugio) - José Luiz Cerqueira; a Praça Ulisses Guimarães (Santos Dumont) - Marcel Silva Dias; e a Praça da Juventude (Augusto Franco) - Luciano Moura Feitosa - são os novos pontos que receberam as obra de arte dos respectivos artistas.

Para o idealizador, Fábio Sampaio, o projeto consolida a arte contemporânea atrelada aos conceitos e à identidade cultural da região. "O projeto tenta levar arte até o cidadão dentro de um contexto popular, ou seja, permite que a população conheça o trabalho dos artistas locais em sua própria localidade, já que muitos não têm oportunidade e acesso de ir até os espaços culturais", ressalta o artista plástico ao acrescentar que a mobilidade urbana foi lembrada no caju exposto na solenidade de lançamento.

Trabalhos selecionados

Cada artista pode enviar até dois trabalhos para avaliação, sendo que apenas uma das artes foi selecionada, tendo como critério o conjunto da qualidade e criatividade da obra em conformidade com o regulamento. A criação foi de livre escolha do artista, estando este ciente que não seriam permitidos trabalhos com temas religiosos, políticos, com alusão a times de futebol ou de natureza sexual. Foram vetados trabalhos que apresentassem qualquer tipo de propaganda ou logotipo de empresas.

A seleção dos trabalhos foi realizada por uma comissão formada pela presidência da Emsurb; Ana Carolina Westrup, diretora da Agência Voz; Antônio da Cruz, artista plástico; André Teixeira, jornalista; Marcus Ribeiro, representante da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju); e Fábio Sampaio, idealizador do projeto.

Os artistas selecionados para a edição 2012 foram: André Moreira, Claudia Oliveira de Jesus, Duardo Costa de Oliveira, Gabriela Caroline Etinger Gomes, Jacira Moura Ribeiro, José Carlos Conrado da Silva, José Luiz Cerqueira, Laís Alves de Oliveira Lima, Luciano Moura Feitosa e Marcel Silva Dias.

Os cajus da edição de 2011 continuam expostos ao público e foram pintados pelos artistas: Alan Adi, Ana Denise, Cruz, Edidelson, Elias Santos, Fabião, Fábio Sampaio, Hortência Barreto, João Valdênio, José Fernandes e Madureira.