Conselho de Desenvolvimento Econômico é empossado

Agência Aracaju de Notícias
12/09/2012 14h30
Início > Notícias > Conselho de Desenvolvimento Econômico é empossado

Com o objetivo de elaborar projetos e discutir políticas públicas voltadas para o crescimento e o desenvolvimento econômico da capital sergipana, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu posse na manhã desta quarta-feira, 12, aos membros que compõem o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Formado por representantes de vários segmentos da sociedade, foi criado por lei sancionada no dia 16 de dezembro do ano passado, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.

De acordo com o chefe do executivo municipal, além de pensar em caminhos que possibilitem o crescimento e o desenvolvimento sustentável da cidade, irá discutir outras questões relevantes, como a dos impostos, áreas de desenvolvimento, incentivo, as questões dos trabalhadores, da juventude, entre outros.

"Também queremos apresentar aos membros do conselho o orçamento de 2013, que será enviado à Câmara Municipal, e quero contar com o apoio de todos para nos prestar o auxílio necessário no processo de transição para o próximo governo que assume em 1º de janeiro de 2013", informou Edvaldo.

Ele explicou ainda que a ideia da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico vem sendo discutida há aproximadamente dois anos. "Normalmente, em nosso país, as questões econômicas são desenvolvidas apenas pelos governos Federal e Estadual. São eles que praticamente discutem, planejam, tomam as medidas e elaboram as leis que refletem nos municípios que, muitas vezes, ficam à margem nas discussões sobre seu próprio desenvolvimento econômico. Queremos que Aracaju possa discutir o seu desenvolvimento e encontramos essa solução inicial, dando um primeiro passo que é a construção do conselho", pontuou o prefeito.

Falando em nome de todos os membros, o presidente da  Acese, Alexandre Porto, destacou que Aracaju está despontando cada vez mais para o crescimento econômico e que a capital ela é o grande centro de negócios do nosso Estado. "O crescimento em arrecadação  é fruto desse desenvolvimento e esse conselho é um passo importante a confirmação de que o prefeito entende a necessidade de esta próximo dessas discussões, seja do setor de serviços, comércio, indústria, das classes trabalhadoras".

Alexandre fez ainda um apelo aos conselheiros: que lutem pela regularidade das reuniões e que eles levem ao conselho discussões e pautas de interesse coletivo. "É importante que possamos contar com a presença de todos os conselheiros, para que as discussões não se percam.  Aracaju está crescendo cada vez mais e nós precisamos nos somar ao município para ajudar em seu desenvolvimento, pois só se gera emprego se tivermos em nosso país desenvolvimento econômico organizado", concluiu o presidente.

Membros

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico é composto pelos seguintes membros:

1 - Prefeito Edvaldo Nogueira - Presidente

2 - Emmanuel Nascimento - Presidente da Câmara de Vereadores

3 - Jeferson Dantas - Secretário Municipal de Finanças

4 - Dulcival Santana - Secretário Municipal de Planejamento

5 - Ivan Maynart Santos - Secretário Municipal de Governo em exercício

6 - Josué Modesto Passos Subrinho - Reitor da UFS

7 - Jouberto Uchôa de Mendonça - Reitor da Unit

8 - Paulo do Eirado Dias Filho - diretor do Senac em Sergipe, representante do sistema ‘S'

9 - Luiz Eduardo de Magalhães - Representante das Indústrias

10 - Alexandre Porto - Representante das entidades do ramo comercial

11 - Júlio César de Vasconcelos - Representante do ramo da construção civil

12 - Sérgio Lima Oliveira - Representante das associações ligadas ao turismo

13 - Valmir dos Santos - Representante da Central Única dos Trabalhadores

14 - Edval Antônio de Goes - Representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB.

15 - Brünner Carvalho Zalkowitsh - presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFS

16 - Roger Dantas Barros - Representando as associações dos prestadores de serviço