Projeto Entre que o Espaço é Seu chega ao Santos Dumont

Formação para o Trabalho
13/09/2012 09h00
Início > Noticias > 52138

No segundo dia de realização da quarta edição do projeto Entre que o Espaço é Seu as equipes desenvolveram suas atividades na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos, no bairro Santos Dumont. A comunidade teve acesso aos serviços de  massagem (massoterapia), corte de cabelo, oficinas de biscuit, bijuteria e papel, informações do microcrédito para empreendedores. O projeto, que teve início no dia 11, se prolongará até o dia 18, nas unidades/escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), das 9h às 14h. A meta é atingir 2.500 pessoas ao término do evento.

Já no segundo dia, a equipe de organização atendeu a  630 pessoas, com o registro de cidadãos desejando frequentar os cursos da Fundat na busca da profissionalização. Além disso, pessoas que chegaram ao projeto com a autoestima baixa, receberam uma "dose de ânimo", considerando a recepção dos profissionais. "Estava triste porque estou passando por uma situação delicada e fui até a unidade/escola para ver o movimento, mas fui recebida com tanto carinho que cortei os cabelos, aprendi a fazer peças em bijuteria e, ao final, ainda fiz uma massagem. Saí renovada", afirma a dona de casa Tereza da Silva Tenório, 45 anos.

Andrea Ferreira dos Santos, também teve a oportunidade de usufruir dos serviços. "Adorei a massagem. Nunca pensei que massoterapia fosse aquilo. Foi muito bom e vou aguardar a próxima edição do projeto. Com certeza não vou perder", declara.

Maria Ivonete da Silva, 76 anos, residente no Santos Dumont, aproveitou para cortar os cabelos. "Soube desse projeto e vim fazer uma produção. Fiquei feliz com o resultado e, principalmente com o atendimento. É melhor que um salão de beleza. Tive um tratamento vip. O pessoal sabe como atender uma pessoa", esclarece.

Adriana da Silva, 43 anos, participou do projeto e o frequenta desde a segunda edição. "Aprendi a fazer colar e já estou me programando para fazer e comercializar os produtos. Agora estou aprendendo a trabalhar com o papel e, do mesmo jeito, pretendo aprimorar a técnica para ganhar dinheiro", disse.

Diariamente, equipe de técnicos da Fundat, instrutores e alunos dos cursos profissionalizantes da Fundação estão trabalhando para atender os populares que residem nas proximidades das unidades/escola e adjacências. Nesta edição, a Emsurb também está
participando por meio da oficina de papel. O projeto tem contribuído para uma aproximação maior entre as comunidades e as unidades/escola do órgão que se localizam nos bairros Porto Dantas, Santos Dumont, Jardim Centenário, Santa Maria, Coroa do Meio e Jardim Esperança.

Nesta quinta, 13, o projeto estará na Unidade de Qualificação do Jardim Centenário, localizada na rua Bela Vista, 37, Jardim Centenário. Já na sexta-feira, 14, as equipes atenderão na Unidade de Qualificação do bairro Santa Maria, na rua B-6, nº 1, Conjunto Valadares, bairro Santa Maria.

Na segunda-feira, 17, os trabalhos serão retomados na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos, localizada na rua Josué de Carvalho Cunha, 920, Coroa do Meio. O encerramento da quarta edição do projeto será na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, sediada na rua Júpiter, s/n, Jardim Esperança.