Educadores da rede municipal de ensino participaram na quinta-feira, 13, do curso de capacitação para professores e coordenadores da Educação Fundamental. A atividade, desenvolvida em parceria com a Editora Positivo, está sendo realizada no auditório do Centro de Aperfeiçoamento e Recurso Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos.
Com a temática “A leitura um recurso de alfabetização”, os professores foram orientados por meio de aulas teóricas e prática, sobre como melhor alfabetizar seus alunos, através de livros educativos e com temas de acordo com cada série da educação fundamental. A aula contou com mostra de vídeos que explanaram os trabalhos que podem ser realizados em sala de aula, além de apresentação de slides e dicas de jogos educativos que incentivem a leitura.
De acordo com a palestrante Selma Meireles, a alfabetização é um dos pontos fundamentais no aprendizado das crianças. “A leitura é fundamental em todas as etapas do processo de educação, consequentemente os professores representam as pessoas que irão difundir o gosto pela leitura nas crianças e adolescentes e esse é um dos desafios das escolas, mas através de atividades como produção de texto, leituras de livros e até mesmo jogos educativos, os profissionais da educação podem vencer esse desafio”, explicou.
Para a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Olga Benário, localizado no bairro Santos Dumont, essa é uma oportunidade dos professores terem uma visão mais ampla do universo escolar. “Acho muito válido esses cursos de capacitações. Sempre participo porque sei que será bom para mim como educadora e principalmente, será muito bom para meus alunos porque aqui aprendemos a enxergar o mundo com os olhos dos nossos alunos”, ressaltou a professora Mirley Rocha Farias Bonfim.
“É muito importante esse tema da alfabetização dos alunos porque essa é uma fase em que nós, professores, dobramos a atenção voltada para o desenvolvimento dos alunos. Gosto dessa metodologia trabalhada nesses cursos de capacitações por que utilizam recursos que podemos adquirir com facilidade, como por exemplo, os jogos que foram nos apresentados, todos eles são feitos de materiais recicláveis que encontramos facilmente em nossas casas”, disse Flávia da Silva Matos, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Núbia Marques.