Maçaranduba, Chica Chaves e O Tecido foram alguns dos nomes que já batizaram a localidade onde hoje está localizado o bairro Industrial. Ali vive umas das comunidades mais antigas da capital sergipana, em uma região que se transformou no pólo da indústria têxtil aracajuana com a chegada das fábricas Sergipe Industrial (1884) e Confiança (1907). Com a atuação da Prefeitura Aracaju nos últimos anos, o suor da grande massa de trabalhadores que se concentra no bairro, desde a sua origem, tem sido recompensado com fortes investimentos municipais.
Atualmente, mais de 50 mil pessoas residem no bairro Industrial, distribuídas em 15 núcleos habitacionais. As condições de vida de toda essa gente têm melhorado como poucas vezes foi evidenciado na história de Aracaju. Essa qualidade de vida, no entanto, não vem apenas da brisa do rio Sergipe, mas é resultado direto das ações que o Município tem implementado no local, assim como no restante da cidade.
Os investimentos são realizados, entre outras, nas áreas de saúde, educação, esportes e turismo. Servem como exemplo as obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de diversas ruas e das principais avenidas do bairro, como a avenida Euclides Figueiredo. Também é possível destacar a renovação do transporte público que circula pela região. O programa Academia da Cidade na Orlinha, por sua vez, leva saúde e disposição aos moradores do local e junto a outras ações tem possibilitado a melhoria e valorização do bairro.
Orlinha
A Orlinha do bairro Industrial, construída da gestão do então prefeito Marcelo Déda, é reconhecidamente um dos mais importantes equipamentos de promoção da saúde e do lazer para os moradores do local. É por isso que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua garantindo a manutenção do espaço. Esse trabalho pode ser ilustrado pela reforma da quadra esportiva realizada em 2010 por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
A quadra voltou a ser uma opção de lazer e convívio social, e é hoje um local de combate ao sedentarismo e de estímulo ao esporte. A obra incluiu desde a demolição da estrutura antiga até a confecção do piso de alta resistência e a implantação do alambrado. Além desses serviços, a nova quadra tem rede de proteção em nylon e novas traves de futebol de salão. Também foram feitos reparos na rede de iluminação, com a troca das lâmpadas dos refletores. O investimento total foi de R$ 74.661,35 em recursos do município.
Academia da Cidade
É na Orlinha que dezenas de moradores encontram o acompanhamento necessário para melhorar e manter sua saúde. Ali está um dos mais movimentados pólos do programa ‘Academia da Cidade', criado em 2006 pela Prefeitura Municipal. O programa é composto hoje por 18 polos e tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população aracajuana, levando saúde para os bairros por meio da prática esportiva. As atividades têm custo zero para os usuários e têm o diferencial de acontecer ao ar livre, em espaços públicos da cidade, como praças, quadras e calçadões. Atualmente mais de 150 pessoas são atendidas somente no pólo do bairro Industrial.
Praça Liberato Costa
Outra ação da Prefeitura de Aracaju desenvolvida no bairro Industrial foi a transformação de um espaço subutilizado em uma área de lazer e interação social. Em 2009, o município investiu mais de R$ 58 mil na reurbanização da praça Liberato Costa, criando assim um novo ponto de lazer e interação social no bairro. Com cerca de 530 m², o espaço recebeu um novo piso, canteiros, quatro rampas para deficientes físicos, nove bancos de concreto, duas mesas de concreto com pintura para jogo de dama, parque infantil, e 140 m² de área de grama.
Praça Amintas Jorge
Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju realiza de forma constante ações de limpeza urbana e conservação paisagística nos diversos bairros da cidade, entre eles o bairro Industrial. De modo planejado, antigos pontos clandestinos de lixo vão dando lugar a áreas verdes que proporcionam um ambiente harmônico para a região. Alguns pontos de descarte irregular de lixo e entulho que podiam ser encontrados em vários locais do bairro, e geravam riscos sanitários, estão sendo desativados através da execução do serviço de paisagismo pela Gerência de Áreas Verdes da Emsurb.
O maior exemplo é a praça Amintas Jorge, onde a empresa efetuou um grande trabalho de paisagismo. No último mês de agosto dois caminhões foram utilizados para retirar o entulho de um dos canteiros usados para descarte irregular de lixo. O serviço de paisagismo foi então iniciado, com a utilização de 250 metros de grama, plantas ornamentais e palmeiras. Tudo isso foi realizado em conjunto com a Associação de Moradores, que, em nome da comunidade, efetuou a solicitação.
Cidadania
Os avanços se estendem a diversas áreas. Ainda no bairro Industrial, a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, por exemplo, foi reformada na atual gestão, e possui hoje mais de 4.400 famílias vinculadas. Uma equipe formada por 13 profissionais, entre médicos, enfermeiros, assistente social, dentistas, psicólogo e psiquiatra, realiza dois mil atendimentos por mês, em média.
As políticas públicas de Assistência Social do Município também estão presentes no bairro. No Centro de Referência de Assistência Social (Cras)Pedro Averan uma série de iniciativas são postas em prática com o objetivo de reverter a situação de famílias que apresentam altos índices de vulnerabilidade. Diversas famílias são beneficiadas com os serviços de acolhimento, acompanhamento e proteção social.
Leia também...
Augusto Franco recebe grandes investimentos da PMA