Conselho Municipal abre 6ª Semana da Acessibilidade

Família e Assistência Social
17/09/2012 17h00
Início > Noticias > 52168

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu na tarde desta segunda-feira, 17, a 6ª Semana da Acessibilidade, com o tema Por um mundo sem barreiras para a inclusão plena. O evento está sendo realizado no Hotel Quality, com a participação de representantes da Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, além de entidades parceiras, entre eles, o patrocinador Instituto GBarbosa e 14 empresas que estão participando do Feirão de Oportunidades para as pessoas com deficiência.

A abertura foi realizada pela presidente do Conselho, Gorette Medeiros, que destacou em seu pronunciamento a importância da Semana da Acessibilidade, realizada anualmente com o objetivo de disseminar as políticas governamentais voltadas para as pessoas com deficiência e difundir o plano nacional dirigido a este público, intitulado Viver sem Limites.

"Ao final desta semana de trabalho, esperamos que as pessoas compreendam que possibilitar a inclusão da pessoa com deficiência não é um nobre favor, mas um passo que se dá para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", enfatizou Gorette Medeiros ao finalizar o seu pronunciamento.

Na sequência dos trabalhos desta tarde, a Companhia de Dança Locurart do Instituto Luz do Sol apresentou vários números de dança com a participação de pessoas com e sem deficiências. A palestra magna foi proferida pelo membro da ONG Associação Desportiva para Deficientes e ex-técnico da Seleção Brasileira Paraolímpica em várias modalidades, Steven Dubner, que defendeu o tema Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.

"O objetivo do nosso trabalho é mostrar que se as pessoas com deficiência são capazes de praticar esportes, também são capazes de fazer qualquer outra coisa que queira", explicou o palestrante, que troca a  sua participação neste tipo de evento por cadeiras de rodas para crianças.  

A tarde de trabalho será encerrada com o Feirão de Oportunidades, que conta com a participação de 14 empresas e instituições, instaladas no hall do Hotel Quality para oferecer emprego a pessoas com deficiência. Entre elas estão o Maratá, oferecendo 17 vagas, e a Multipag, disponibilizando 13 empregos.