Ações inovadoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju foram apresentadas no 1º Encontro Nordeste Comunicação em Saúde, na último dia 14, em Salvador (BA). Durante o evento, o documentário sobre Projeto SONS no SUS, iniciativa mantida por meio do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da Prefeitura de Aracaju (PMA), recebeu o Selo Mandacaru. O selo é um reconhecimento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) pelo vídeo que divulga as intervenções musicais do SONS no SUS voltadas para profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital sergipana.
A SMS também recebeu um segundo Selo Mandacaru da ABRASCO pela participação no Video-Debate 'O que lhe vem a mente quando você ouve falar em comunicação e saúde ?'.
Para coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, os selos reforçam a importância dos trabalhos inovadores focados na Política Nacional, de Humanização do SUS. “Curta SUS, Sons no SUS, Praticas Integrativas e Complementares em Saúde- todos os projetos do Nuprin buscam estabelecer a comunicação com usuários e profissionais da Saúde, usando arte, cultura e educação popular como ferramenta. Experimentamos novas formas de comunicação, para produzir saúde”, afirma.
A referencia técnica do Curta SUS, Chenya Coutinho revela que ficou emocionada ao ver reconhecido o documentário produzido e editado por ela, com ajuda de alguns amigos servidores da Saúde. “Reunimos todo material acompanhando a equipe do Sons no SUS em diversas intervenções em unidades de saúde da capital. A emoção, a beleza de cada intervenção estão registradas em cada cena do documentário que dura cerca de dez minutos”, diz.
Exposição
No 1º Encontro Nordeste Comunicação em Saúde, dentre 228 resumos inscritos, o Projeto Curta SUS de Aracaju foi um dos 67 escolhidos para exposição no evento. O projeto leva curta metragens e debates sobre saúde, hábitos saudáveis, prevenção e cultura de paz para escolas públicas e Unidades de Saúde da Família (USF).