Formada no curso de qualificação profissional na área de mecânico em manutenção de motor a diesel, Josielma dos Santos Bomfim se declara uma vitoriosa. "Escolhi uma área profissional dominada pelos homens, mas esse fator não me intimidou. Dediquei-me ao curso e nesta manhã recebo o certificado que me abrirá as portas do mercado de trabalho e me levará a uma nova vida", disse ela, durante a solenidade de formatura, realizada em parceria com o Governo do Estado, no Centro de Convenções de Sergipe, nesta terça-feira, 18.
No evento, a Prefeitura de Aracaju certificou 240 alunos que frequentaram oito cursos nas áreas automotiva, gestão e serviços, ministrados pelo Senai em suas instalações e pelo Senac nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Voltados preferencialmente para as famílias beneficiárias do Bolsa Família, os cursos de qualificação profissional vêm sendo ministrados pela Prefeitura de Aracaju desde o início deste ano.
"Aracaju foi uma das primeiras capitais do Brasil a aderir ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), fechando 479 vagas para o município. Os cursos de qualificação são instrumentos importantes dos governos federal, estadual e municipais porque viabilizam a promoção da melhoria de vida das famílias pobres", disse o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
Segundo o secretário, os cursos de qualificação profissional são ensinamentos técnicos, ministrados por duas instituições de referência e credibilidade, que são o Senai e o Senac. Ele lembrou que o Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal, que tem como objetivo combater a extrema pobreza no país. "O programa oferece oportunidades para os cidadãos se qualificarem em profissões que possuem demanda de mão de obra", salientou Bosco Rolemberg.
Foi pensando exatamente em mudar de área de trabalho que José André dos Santos, 33 anos, formou-se no curso de instalador de acessórios automotivos. "Sou vigilante, mas optei por abandonar a profissão porque os riscos que a cercam têm aumentado muito. Quero uma área de trabalho mais tranquila e segura, por isso optei por abraçar uma atividade que tem mercado de trabalho certo", assegurou André dos Santos.
Participaram da solenidade de formatura o vice-governador do Estado, Jackson Barreto, o prefeito Edvaldo Nogueira, a primeira-dama e secretária de Estado do Desenvolvimento e Inclusão Social, Eliana Aquino, os secretários de Estado do Trabalho, José Lauro Seixas, e de Políticas para as Mulheres, Maria Teles, bem como os representantes do Senai, José Wolney dos Anjos, e do Senac, Paulo do Eirado.