Prefeito participa de formatura do Pronatec

Agência Aracaju de Notícias
18/09/2012 13h44
Início > Notícias > Prefeito participa de formatura do Pronatec

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou nesta terça-feira, às 9h, no Auditório Atalaia, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), da solenidade de formatura de 200 alunos dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado e o Sistema “S” (Senac e Senai), o Pronatec integra um conjunto de ações que visa à expansão e democratização da oferta de cursos gratuitos de educação profissional, de formação inicial e continuada aos moradores da capital inscritos no Cadastro Único.

Os formandos foram qualificados nas áreas de gestão eletrônica (modalidade automotiva), tecnologia da informação, hospitalidade e lazer, infraestrutura, gestão e negócios, produção cultural e design, metal, mecânica, informática avançada, doces e salgados.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a união de esforços entre o Governo Federal, o Governo do Estado e as prefeituras municipais para a realização do programa é muito importante, porque qualifica a mão de obra e dá perspectiva para que os jovens possam buscar o primeiro emprego.  

“O Pronatec é um projeto prioritário para a Prefeitura de Aracaju. Nos últimos seis anos foram formadas mais de 17 mil pessoas tanto nos cursos ofertados pelo Pronatec como em outros programas desenvolvidos por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat)”, disse, ao acrescentar que os cursos do Pronatec possibilitam maior inserção no mercado e emprego para o jovem aracajuano.

O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, que na solenidade representou o governador Marcelo Déda, afirmou que o Brasil só conseguirá realmente ser um país sem pobreza, com desenvolvimento ao qualificar o seu povo, a sua juventude, por mais simples que seja a profissão. “A qualificação é fundamental, o Estado e a Prefeitura estão fazendo a sua parte para qualificar a população e garantir mão de obra, emprego e renda”, disse.

Para a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira sempre foi um parceiro de primeira mão. “Logo quando nós conseguimos saber que o Governo Federal, através da Presidenta da República, Dilma Rousseff, ia lançar o Pronatec no nosso Estado, nós fomos atrás da Prefeitura Municipal de Aracaju e a Prefeitura abraçou esse projeto, conseguindo fazer com que Aracaju fosse uma das cidades do Nordeste que mais tivessem turmas na área do Pronatec”, reconheceu.

Ela disse ainda que o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Inclusão Social, quer fazer com que este trabalho feito com a parceria de prefeituras municipais seja cada vez mais fortalecido. “Quem ganha com este trabalho não é só o prefeito Edvaldo Nogueira,  o vice-governador, Jackson Barreto, nem o governador Marcelo Déda,  quem ganha são as pessoas, que estão recebendo um curso de qualidade que vai facilitar a chegada ao mercado de trabalho, comentou.

O secretário municipal de Assistência Social, Bosco Rolemberg, destacou que o município de Aracaju fez a adesão ao programa desde outubro de 2011. “Nós asseguramos 479 vagas, já formamos em julho deste ano 279 alunos e hoje estamos formando mais 200 alunos”, disse, ao acrescentar que os participantes dos cursos são oriundos de famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família, moradores dos mais diversos bairros da capital.

Segundo ele, os cursos são realizados em parceria com o Senai e Senac e realizados nas sedes dessas instituições e também nos Centros de Referência de Assistência Social. “Hoje aqui é um dia de muita alegria porque os objetivos do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e prefeituras municipais, especialmente com a Prefeitura Municipal de Aracaju, permitem a promoção da cidadania e cria oportunidades de melhoria de renda, por meio da qualificação profissional”, ressaltou.

A presidente da Fundat, Telma Pimentel, revelou que o Pronatec é um projeto de grande importância para o município. “É um projeto de inclusão social, em que as pessoas são qualificadas e preparadas para o mercado de trabalho”, disse.

Ela acrescentou ainda que a Fundat possui um setor de intermediação de mão de obra e que a partir do momento em que as pessoas são qualificadas a Fundação Municipal do Trabalho interage com a Secretaria de Assistência Social para inserir as pessoas no mercado de trabalho. “Nós já conseguimos inserir grande parte das turmas anteriores e com certeza vamos também inserir esses novos formandos no mercado de trabalho”, afirmou.

Presenças

O vice-governador do Estado, Jackson Barreto; a secretária do Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino; o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Estado do Trabalho, José Lauro Seixas;  a secretária de Políticas Especiais para as Mulheres, Maria Teles; o secretário municipal de Assistência Social, João Bosco Rolemberg;  a presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Pimentel;  o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Paulo do Eirado; o gerente de Relações de Mercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Gomes do Anjos.