Na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, apresentou os números do 5º Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Realizado de 3 a 6 de setembro de 2012 tem como principal objetivo diagnosticar a infestação do mosquito transmissor da dengue em cada bairro, para que sejam planejadas as ações de campo direcionadas ao problema encontrado. Clique aqui e confira os dados do LIRAa na íntegra.
Em setembro, o índice de infestação foi de 1,4 (médio risco ou alerta), uma queda de 48% em relação ao LIRAa de julho, e é também o menor de 2012. Os dados coletados mostram ainda que a dengue em Aracaju é domiciliar e as lavanderias continuam sendo o maior problema: 78,5% dos focos estão nesses locais. Os depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso, etc.) continuam como segundo maior problema: 17,3%. Já 1,7% dos criadouros de mosquitos foram encontrados em entulhos e resíduos sólidos.
Outro dado importante verificado no 5º LIRAa do ano é que nenhum bairro da capital sergipana foi classificado como alto risco. O índice de infestação apresentou diminuição em 87,2% dos bairros, sendo que em três deles houve aumento com relação ao LIRAa de julho (4º do ano) e em outros dois bairros, o índice permaneceu o mesmo.
Por conta da circulação do vírus Tipo 4 em Aracaju (circulando no Brasil desde julho 2010) e já que o período cíclico da epidemia em Aracaju acontece a cada 4 anos (sendo que aconteceu uma epidemia em 2008),eram esperados 10.841 casos de dengue na capital e apenas 1.869 foram confirmados. Desses, 1.856 (99,3%), foram de dengue clássica; 6 (0,3%) casos de dengue com complicação e apenas 7 casos de dengue hemorrágica, o que representa 0,4% dos casos, enfatizando que com nenhum óbito pela doença.
O chefe do executivo municipal destacou ainda que em todo o país verifica-se o crescimento alarmante do número de casos de dengue, mas Aracaju continua vencendo a guerra contra a epidemia. "Graças a um trabalho árduo e multidisciplinar realizados pelas secretarias de saúde e educação e pelas empresas de serviços urbanos e obras. Trabalho incansável, competente e planejado que faz com que a nossa cidade seja modelo nacional, reconhecida pelo Ministério da Saúde pelo combate eficaz ao Aedes aegypt", enfatizou Edvaldo.
Ações em 2012
De janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura recolheu 38.110 pneus em desuso das ruas da capital; fez a limpeza de 25.910 terrenos baldios e de outros 5.937 pontos estratégicos. Também já realizou 145 ações da Força Tarefa, 643.209 visitas domiciliares pelos agentes de endemias e 5 Levantamentos de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) - serão 6 até o fim do ano sendo que o preconizado pelo Ministerio da Saúde é a realização de 4 levantamentos ao ano.
Foram distribuídos 45 banners distribuídos sobre tratamento do paciente com dengue e a população esclarecida por meio da veiculação da campanha publicitária e houve ainda a intensificação do Fumacê Costal nas áreas de difícil acesso, com o bloqueio de casos, e a aplicação do Carro Fumacê em 21 bairros, parceria com o Governo do Estado.
"Também mantivemos as equipes da Unidade de Resposta Rápida na avaliação e entrega dos exames de sangue alterados durante a noite no domicílio, continuamos com as 43 salas de hidratação nas Unidades de Saúde da Família (USF) funcionando e realizamos a coleta de exames de hemograma e plaquetas em todas as USF. Todo esse trabalho foi primordiail para que, mesmo com a circulação de um vírus novo e com as condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento Aedes aegypti, conseguíssemos baixar os índices", frisou o prefeito.
A secretária Municipal de Saúde, Stella Maris Dornellas, lembrou que o último levantamento será realizado em novembro, comemorou os números mas fez um pedido especial à população da capital. "Graças a esse trabalho continuado da prefeitura, com a intersetorialidade entre Emurb, Emsurb,Saúde e Educação a gente tem conseguido reduzir os índices. A Prefeitura está fazendo bem a sua parte e a gente pede que a população não se descuide, colabore com o nosso trabalho porque, como os levantamentos têm indicado, os focos são residenciais e encontram-se, principalmente nas lavanderias utilizadas para o armazenamento de água", solicitou Stella.
Próximas ações
Além da distribuição de adesivo de tratamento para todos os profissionais de saúde, será realizado o monitoramento quinzenal de áreas de risco dentro dos bairros. Os agentes de endemias também irão aplicar o Fumacê Costal nos locais necessários e a prefeitura prossegue com a realização de forças-tarefa nos bairros da capital.
Também continuam as ações de Educação em Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação; divulgação na mídia sobre os cuidados preventivos no controle da dengue e atualização semanal da imprensa/ sociedade em relação aos dados epidemiológicos da dengue. Acompanhe os próximos locais onde acontecem as forças-tarefa de combate ao mosquito transmissor da dengue:
- 19 e 20/09 Bairro Suissa
- 21 e 22/09 Bairro Cidade Nova
- 26 e 27/09 Bairro Pereira Lobo
- 28 e 29/09 Bairro 18 do Forte