O coordenador do projeto e do Nuprin, Murilo Andrade, diz que o projeto "aposta na popularidade e no potencial subjetivo do cinema e da diretriz da Educação Popular em Saúde para aproximar ainda mais os cidadãos ao Sistema Único de Saúde".
Sessões de 15 minutos
Durante todo o dia, a tenda exibiu cerca de 20 curtas-metragens. Com um espaço reservado para dez pessoas, cada sessão durava em média 15 a 30 minutos. Das curiosidades das sinopses, os filmes selecionados trazem como abordagem a cultura da paz, bullying, padrões de beleza e alimentação saudável. O curta 'Affair com a fada dos dentes', de Izabela Melamed, por exemplo, provoca a reflexão sobre contação de história e saúde bucal.
Certificado e marcador de páginas
Como parte das comemorações, o Nuprin produziu certificados e marcadores de páginas, com imagem de cartazes dos filmes utilizados pelo grupo. O Certificado Curta SUS será enviado aos realizadores dos curtas que autorizaram a exibição. Dentre os diretores estão Alexandre Bersot, do curta 'Imagine uma menina com o cabelo de Brasil'; Byron O`Neil, do curta metragem 'Metalinguístico ou aceita mais café?'; Izabela Melamed, do 'Affair com a fada dos dentes', Alê Camargo, com o curta 'A Ilha', dentre outros.
Para assistir as sessões, os servidores ao entrar na tenda recebiam um saquinho de pipoca e um copo de refrigerante. Como brinde, na saída os participantes receberam ou escolheram marcadores de páginas, com imagem do cartaz oficial do filme, que teria marcado a vida daquela pessoa.
Itinerantes
Além do Curta SUS, a SMS desenvolve dois outros projetos itinerantes como o Som no SUS e o EspaSUS. O Som no SUS é organizado pelo Nuprin, que leva música e poesia para harmonizar o ambiente da assistência em saúde.
Já o EspaSUS tem ofertado nas unidades práticas de cuidados integrativas complementares, como reiki, massagens e acupuntura. O projeto é desenvolvido pela Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (REAST). "O EspaSUS faz parte das ações da frente de Promoção à Saúde do Trabalhador. Além de práticas de cuidados integrativas complementares, também promovemos oficinas de grupalidade e relações interpessoais para gestores e trabalhadores das diversas redes, coordenações, núcleos e demais e setores da SMS Aracaju", afirma a coordenadora da REAST, Mônica Rocha.