Um monumento erguido para homenagear os homens e mulheres que trabalham na limpeza pública, fazendo de Aracaju uma cidade cada vez mais limpa. Foi assim que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com a Torre - empresa responsável pela limpeza da capital sergipana - homenagearam os garis e margaridas que trabalham diuturnamente para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade.
Inaugurado na manhã desta quinta-feira, 20, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o monumento em aço inoxidável, esculpido pelo artista plástico Antônio da Cruz, foi instalado na Rua P, em frente à empresa Torre, no bairro São Conrado, e está visível a todos os que transitam pela avenida Heráclito Rollemberg.
Falando em nome de todos os trabalhadores da limpeza pública, a margarida Maria Adenildes Barros Meire, há 15 anos atuando na Torre, agradeceu a homenagem. "Me sinto muito honrada, satisfeita e estou emocionada. Estava contando os dias para chegar o momento dessa homenagem que reconhece o nosso trabalho, o suor que a gente derrama no dia a dia, trabalhando debaixo de sol e chuva para manter a cidade limpa. Para mim é uma satisfação muito grande", disse emocionada.
Durante a solenidade, o chefe do executivo municipal lembrou que Aracaju é reconhecida no Brasil inteiro como uma cidade que tem uma limpeza impecável. "E esse padrão de limpeza é igual em todas as áreas, seja na zona norte ou sul. Por onde você andar vai encontrar garis e margaridas limpando a rua, fazendo a capinagem e cuidando da limpeza da nossa cidade", observou.
Edvaldo informou ainda que em todas as pesquisas de satisfação realizadas, a administração pública recebe notas que variam entre 9,0 e 9,5 no quesito limpeza pública. "Aracaju é a cidade mais limpa do Brasil se equiparando nas pesquisas apenas com Curitiba. Turistas e visitantes ficam impressionados com a limpeza feita por esses homens e mulheres que trabalham duro para manter a qualidade de vida da nossa cidade", enfatizou o prefeito.
Utilizando o fardamento dos garis, o artista plástico Antônio da Cruz disse que entre a concepção e a execução do projeto, foram aproximadamente seis meses de trabalho. Ele contou com a colaboração de soldadores, caldeireiros e pessoas que lidam com metal. "Utilizamos o aço inoxidável, que é um aço nobre para homenagear todos os que fazem um trabalho tão nobre, como vocês", explicou o artista.
Agradecimentos
Aracaju é a primeira capital do país a homenagear essa classe trabalhadora com um monumento público. "Nada melhor que um monumento tão belo para marcar a valorização e o agradecimento da prefeitura a esses profissionais tão importantes para a nossa cidade, trabalhadores que em outros lugares, muitas vezes não são valorizados. Estamos aqui dando uma prova do nosso reconhecimento e agradecendo a todos pelo trabalho".
Para José Carlos Dias da Silva, gerente de contratos da Torre, o momento é de grande felicidade para a empresa que, por meio da homenagem, busca resgaar a cidadania e demonstrar o respeito que tem por todos os seus colaboradores. "Essa é uma homenagem a vocês que ajudaram Aracaju a ser conhecida em todo o país como a capital da qualidade de vida", frisou José Carlos.