PMA combate a dengue nos bairros Suissa e Cidade Nova

Saúde
20/09/2012 15h57
Início > Noticias > 52201

De 21 a 22 de setembro, a Força-tarefa de Combate a Dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai estar no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Aracaju. Nos dias 19 a 20, as equipes de agentes de endemias atuaram em 600 residências do bairro Suíssa, na  Zona Sul da capital. De acordo com o 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti ((LIRAa) de 2012, com a atuação continua da PMA ambos bairros registram redução do risco de dengue.

Do 5º LIRAa, o bairro Cidade Nova obteve  uma queda de 2,2% no Índice de Infestação Predial de dengue, saindo da zona classificada como alto risco, para médio risco de dengue. Já o bairro Suissa obteve redução de 0,8% no Índice de Infestação Predial, permanecendo como zona de médio risco.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, destaca que esta é uma prova da importância da atuação dos agentes de endemias nas comunidades, orientando para prevenção e combatendo o surgimento de criadouros do mosquito da dengue. 

Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), Taíse Cavalcante, mesmo com os resultados positivos, a população deve continuar alerta para prevenção. O LIRAa aponta que locais de maior risco para o surgimento de criadouro dos mosquitos são depósitos de água ao nível do solo, como as lavanderias, que sofreram aumento de 26,4% em relação à julho de 2012, passando de 62,1% para 78,5% em setembro.

“O controle da dengue não é uma responsabilidade apenas dos agentes de endemias. Todos nós precisamos fazer a nossa parte”, afirma Taíse. Ela acrescenta que é essencial que cada morador previna, cobrindo com telas de proteção as lavanderias, tonéis e depósitos de água. “Além de tudo esses locais devem ser lavados com escovas ou buchas, esfregando bem as paredes internas para que ovos do mosquito não fiquem grudados”, orienta coordenadora do combate a dengue.