Vinte e quatro servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberam certificado de massoterapeuta na manhã desta sexta-feira, dia 21. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), situado no bairro Ponto Novo.
A secretária municipal de Saúde e a coordenadora do CEPS, respectivamente, Stella Maris Moreira e Maria Ângela Leite, abriram a cerimônia de certificação da primeira turma de massoterapeutas. “A SMS vem ampliando o investimento na qualificação dos profissionais, por meio da educação permanente em Saúde. Desta vez, o CEPS inovou ofertando o Curso de Massoterapia”, destacou a secretária.
Práticas integrativas
A referência técnica do Núcleo de Projetos Inovadores da SMS, Camille Aragão Arruda, afirmou que a massoterapia não fará parte da rotina das unidades de saúde da capital. “Mesmo não sendo um serviço padronizado no Sistema Único de Saúde (SUS) da capital, os profissionais formados podem pactuar com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) formas de levar os cuidados em saúde como massagens para os usuários do SUS da região onde atuam, quando avaliarem que é necessário”, explicou.
Durante a cerimônia de certificação, os servidores avaliaram de forma positiva o curso. O agente comunitário de saúde João Pereira Santos conta que já conhecia técnicas de massagens como a acupuntura. Para ele, o curso aprofundou os conhecimentos que ele já possuía nessa área. “As massagens são uma forma de promoção da saúde a mais que podem aliviar dores e até mesmo o stress do dia a dia”, conta o agente que atua no bairro Santos Dumont.
A atendente de consultório dentário, Allania Patrícia da Cruz, comemorou a certificação. Para ela, as aulas foram produtivas e o curso de excelente qualidade. “Ser aprovada no curso é a realização de um desejo antigo. Sempre quis conhecer as técnicas da massoterapia. Agora, tenho ainda mais certeza do poder das práticas integrativas para cuidar melhor da saúde”, explicitou.