Biblioteca Ivone de Menezes comemora Semana da Juventude

Funcaju
21/09/2012 14h02
Início > Noticias > 52214

Em comemoração à Semana da Juventude, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, uma das unidades mantidas pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Aracaju (Funcaju), realizou durante toda a última quinta-feira, 20, diversas atividades lúdicas e recreativas com crianças e jovens da comunidade.

Localizada no conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju, a Biblioteca convidou escolas públicas e particulares da região para participarem, junto a seus alunos, de atividades como: apresentação de filmes, palestras e a Mostra Cultural da Juventude, que acontece pelo segundo ano através de uma parceria entre biblioteca e escolas.

Programação

As atividades que celebrariam a Semana da Juventude começaram já pela manhã, com o mais recente projeto da Biblioteca, o ‘Cineminha com Pipoca', que apresentou no auditório Poeta Mário Jorge o filme Diário de um Adolescente.  Retratando as descobertas, os desafios e também os problemas enfrentados pela maioria dos jovens, o filme ganhou a atenção dos presentes, fossem os alunos, público alvo do filme, e até mesmo o público geral, que foi apenas curtir o novo projeto.

Pela tarde, a programação começou a partir das 15h com a palestra ‘Políticas Públicas e Protagonismo Juvenil'. Apresentada pelo Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Antonino Cardozo, a palestra focou a importância do movimento estudantil e fez uma análise de como vive a população juvenil no Brasil. Além disso, mostrou que é um direito e dever da juventude cobrar políticas públicas que melhorem, principalmente, a saúde e a educação da população.

"Há alguns dias a Biblioteca Ivone de Menezes entrou em contato comigo para fazer uma palestra para os jovens da comunidade em comemoração a Semana da Juventude. Não tive como não aceitar. Essas palestras são mais um meio de esclarecer os jovens de seu poder político e fazê-los entender melhor o cenário e a história da política nacional da juventude e seu foco na informatização, educação e construção de creches. Esse é um meio de formarmos cidadãos cada vez mais conscientes", declara Antonino.

Logo após a palestra, chegou o momento mais aguardado do dia, a Mostra Cultural. Realizado pelos próprios alunos, foram apresentadas coreografias de danças, números de hip hop. Os alunos com necessidades especiais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tiveram sua vez dublando bandas e contando histórias. Os professores e os mais de 50 alunos presentes no momento vibraram com a Mostra e, em grande euforia, assistiram e aplaudiram de pé todas as apresentações.

"Esse é um momento muito especial para os nossos alunos, que se preparam o mês todo para, além de preparar seu número, ganhar a coragem de apresentá-lo na frente dos demais. Esse é um exercício de socialização, é a hora em que eles se divertem assistindo a apresentação dos outros e também mostrando o que pode e o que quer fazer", diz Acácio Figueiredo, membro do Comitê Pedagógico da Escola Francisco Portugal.

Participação

Participaram da comemoração da Semana da Juventude e da II Mostra Cultural da Juventude estudantes até o 9º ano das escolas Francisco Santos e Nossa Senhora Aparecida e do Colégio Estadual Francisco Portugal, além de jovens da comunidade e frequentadores da biblioteca.

"Nós pensamos em preparar uma programação que oferecesse divertimento e recreação aos jovens, mas também que trouxesse conhecimento e aprendizagem. Eles se envolveram bastante com o filme que apresentamos de manhã e agora à tarde eles puderam ouvir um pouco sobre direito e deveres políticos. Tudo isso misturado com o momento de descontração que é a Mostra Cultural", relata a diretora da Biblioteca, Maria José.