Plantio de árvores e plantas ornamentais substitui ponto de lixo

Serviços Urbanos
21/09/2012 17h41
Início > Noticias > 52223

Mais um trabalho conjugado de limpeza, conservação e paisagismo foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) no conjunto Beira-Mar, zona sul da capital. Na manhã da quarta-feira, 19, agentes de limpeza promoveram a retirada de um ponto clandestino de lixo no bairro. Ao final desta quinta-feira, 20, a antiga área ilegal de descarte deu lugar a um novo espaço ambientalizado no conjunto Beira-Mar.

"Foi um plantio de 15 árvores, seis palmeiras mini-imperiais, 800 plantas ornamentais, além de 180 metros de grama e 10m³ de terra vegetal", relata o fiscal de paisagismo Valdir Santos.  Ao todo, 12 funcionários foram destinados pela Gerência de Áreas Verdes (Gerav) da Emsurb para o plantio, que além de corresponder à sua função paisagística, colabora para uma menor circulação de insetos e animais roedores pela região.

"Além de passarmos pelo conjunto Beira-Mar, fizemos toda a limpeza do terreno que funcionava como ponto de lixo, para que a equipe de áreas verdes pudesse utilizar o local para o plantio", esclarece o responsável pela Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu) da Emsurb, Reinaldo Souza, ao destacar que a Gerlu segue um cronograma de limpeza para os bairros da capital.

Vale lembrar que o descarte de lixo em pontos clandestinos é considerado crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".