Dando mais um passo rumo à inserção do ensino público da capital em um patamar compatível ao oferecido nas melhores escolas do país, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu posse na manhã desta segunda-feira, 24, em solenidade realizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, a 76 professores que irão atuar na rede municipal.
Foram convocados 47 aprovados em Pedagogia; 5 professores de História; 4 de Português; 5 de Matemática; 8 de Educação Física; 3 de Língua Estrangeira e 4 de Ciências. Ao longo do ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já realizou três convocações de professores aprovados no concurso realizado em 2012, totalizando 321 convocados.
Falando em nome de todos os empossados na manhã de hoje, a professora Luciana Sobral de Souza destacou a vitória de cada aprovado e agradeceu a todos os que lhes auxiliaram para a concretização dos seus objetivos. Ela enfatizou que ser professor é aceitar o desafio de transformar a escola em um espaço que favoreça a manifestação de cada um, respeitando as diferenças e a multiplicidade de identidades lá existentes.
Parafraseando Rubens Alves, Luciana utilizou uma analogia afirmando que ensinar é oportunizar aos alunos o saber e o saber pelo aprender. “Justamente para ilustrar aos aprovados aqui presentes sobre o nosso papel, já que segundo o autor, a educação se divide em duas partes: ensinar as ferramentas e os meios da vida; a outra é ensinar a degustação da vida. Assim, desejamos contribuir com a construção do saber, mas com a degustação dos sabores que a educação poderá proporcionar através da interação com os alunos”, finalizou, desejando boa sorte e bom trabalho aos novos empossados.
Foi com um grande sorriso estampado no rosto que a professora Fabiana Delfino dos Santos recebeu simbolicamente o decreto de nomeação em nome de todos os empossados. Ela falou da alegria em ser aprovada pela 1ª vez em um concurso público e disse estar extremamente feliz com o local onde irá trabalhar. “Vou ser professora de crianças de três anos de idade na Escola Municipal de Ensino Infantil Francisco Rollemberg. Estou muito feliz”, disse Fabiana.
Melhorias
Lembrando que a atual gestão foi a que mais nomeou professores na história da cidade de Aracaju, o prefeito Edvaldo frisou que o chamamento de novos aprovados realizada na manhã desta segunda faz parte de um grande projeto que transformou a educação no município de Aracaju. “Num período de seis anos, nunca se fez tanto, de maneira tão intensa e tão importante como para a educação como fizemos no nosso mandato”, disse.
Além da posse de novos professores, Edvaldo destacou que pela primeira vez na história da cidade os alunos receberam fardamento gratuitamente. A atual gestão implantou brinquedoteca nas escolas e Aracaju também entra para a história como a primeira capital do país a ter 100% dos alunos da rede utilizando computadores em sala de aula. Este ano já foram entregues 10 mil e, até o final do ano, outros 8 mil netbooks estarão auxiliando as crianças da capital a aprenderem cada vez mais e melhor.
Os professores da rede municipal também estão recebendo notebooks, a Prefeitura irá instalar wi-fi (internet sem fio) em todas as escolas da rede; os alunos das escolas públicas começam a utilizar a lousa eletrônica em sala de aula e em escolas totalmente reformadas. “De 2006 até agora, já investimos R$ 45 milhões de reais na reconstrução de escolas. Este ano oferecemos um aumento salarial de 16% aos nossos professores. Sei que ainda temos muito trabalho pela frente, mas tenho a consciência tranquila de que fiz o possível e batemos todos os recordes, fazendo uma verdadeira revolução no ensino público de nossa capital”, observou Nogueira.
Presenças
Também participaram da solenidade de posse dos novos professores o vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Marcos Paulo de Oliveira; os secretários municipais de Educação, Josevanda Mendonça Franco; de Assistência Social, Bosco Rolemberg; do Planejamento, Dulcival Santana; secretária-chefe de Gabinete, Fabiana Pinho; e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Fernando Nunes.