Na noite de encerramento do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, recebeu dois prêmios. A Fundação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) foi premiada com o Melhor Vídeo Clipe (Júri Popular), com a música ‘Tá certo’ da banda Ode ao Canalha, e o 3º lugar Melhor Vídeo Sergipano (Júri Oficial), pelo curta ‘Rezou à Família e Foi ao Cinema’.
O videoclipe foi resultado do curso promovido em setembro de 2010 pelo NPD, no qual vinte alunos, coordenados por Bruno Gehring e Felipe Augusto (do instituto Kinoarte) construíram coletivamente o videoclipe da música ‘Tá certo’ da banda sergipana Ode ao Canalha. Já o ‘Rezou a Família e Foi ao Cinema’ foi produzido pelos alunos da oficina de Realização em Audiovisual do NPD. Além de ser premiado no Curta-SE 2012, o vídeo participou este ano do 23º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, Curta-Kinoforum.
Para Priscila Reis, aluna do curso de videoclipe e também do de Realização em Audiovisual, foi um enorme orgulho ter feito parte da turma. "Mais uma produção que eu participei foi premiada. Mais uma do NPD e toda aquela maravilhosa turma que fez o ‘Rezou a Família e Foi ao Cinema’. Vida longa ao Audiovisual Sergipano”, deseja Priscilla.
A coordenadora-geral do NPD, Graziele Ferreira, destacou, durante a fala de premiação, que o Núcleo participa desde o ano passado do Curta-SE. “Em 2011, fomos premiados e agora em 2012 também. Sairmos com dois troféus é mais que o reconhecimento da qualidade das produções do NPD, é a confirmação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju através da Funcaju, que investe no talento sergipano, por meio do acesso ao conhecimento e da democratização da nossa produção, enfatiza Graziele.
Curta-SE 2012
Com o tema 'O futuro que queremos', a 12ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe recebeu mais de cinco mil pessoas. Foram mais de 100 filmes exibidos nas mostras competitivas e informativas. Cerca de 60 produções competiram nas categorias 35 mm, longas, curtas, vídeos iberoamericanos, vídeos sergipanos e videoclipes.
Este ano, o Curta-SE buscou fazer uma reflexão sobre meio ambiente e sustentabilidade. Durante toda a semana os que participaram do festival foram transportadas para além das telas do cinema, conhecendo produções cinematográficas das mais diversas temáticas, vindas de diferentes regiões do Brasil, além de outros países.