A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) lançou na manhã desta quinta-feira, 27, na Estação Cidadania, o Projeto de Orientação Profissional para os educandos do Projovem, que contou com a participação de 150 adolescentes de 15 a 17 anos, de oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e de três instituições conveniadas.
"Estou achando muito legal esse projeto, porque vai nos dar informações e orientações sobre o mercado de trabalho, o que poderá nos ajudar na escolha das profissões", declarou Joelma Rodrigues dos Santos, 15 anos, integrante do Projovem do Cras João de Oliveira Sobral, unidade que ela freqüenta desde os sete anos de idade.
Segundo informações da gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Semasc, Elze Angélica Barreto, o projeto será desenvolvido em várias etapas, que contemplarão ações como palestras e visitas a locais de trabalho governamentais e não governamentais, que serão definidos de acordo com as profissões que os educandos queiram conhecer melhor.
"O objetivo do projeto é o de motivar os adolescentes para um projeto de vida no campo profissional, através da oferta de noções sobre o mundo de trabalho", disse Elze Barreto, informando que a palestra de lançamento, proferida na manhã desta quinta-feira, foi ministrada pelo instrutor do Senac, Valter de Souza. Ele falou sobre motivação profissional, abordando o tema "Você é um vencedor".
Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, o projeto é importante porque vai oferecer aos educandos a oportunidade de conhecer melhor as profissões existentes no mercado de trabalho. "O projeto pretende oferecer aos adolescentes ferramentas que os auxiliem na identificação das vocações profissionais", enfatizou Bosco Rolemberg.
Participaram da palestra de hoje os educandos dos Cras Carlos Hardman, João de Oliveira Sobral, Terezinha Meira, Risoleta Neves, Coqueiral, Porto D'Antas, Pedro Averan, Santa Maria, além dos adolescentes assistidos pelas instituições Centro Brandão de Castro, Raio de Sol e Instituto Beneficente Emanuel, conveniadas com a Semasc.