Prefeitura realiza sonho de mais 430 famílias no 17 de Março

Família e Assistência Social
28/09/2012 14h59
Início > Notícias > Prefeitura realiza sonho de mais 430 famílias no 17 de Março

Wellington Alves de Almeida, 77 anos, recebeu na manhã desta sexta-feira, 28, das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira, a chave da casa própria no bairro 17 de Março, construído na atual gestão. Para ele, um dia especial, único mesmo. "Todas as pessoas sonham em ter um lugar para viver que seja nosso. E o prefeito Edvaldo Nogueira realizou esse sonho. Agradeço primeiramente a Deus e depois a ele por nos dar essa felicidade", declarou o idoso.

A felicidade de Wellington Alves de Almeida só pode ser aferida com precisão por quem enfrentou um drama semelhante ao que ele viveu anos atrás, quando deixou sua terra natal, a cidade alagoana de Igreja Nova, para vir morar em Aracaju, em busca de um futuro melhor. Não se deu bem e acabou indo morar sob a ponte do Detran, onde já viviam outras famílias.

"Um certo dia, chegou a polícia no local e mandou que subíssemos num caminhão e nos levou para fora do Estado de Sergipe, nos deixando na divisa de Pernambuco", relembrou Wellington de Almeida, que foi resgatado do meio do nada na mesma madrugada pela amiga Silvania Alves dos Santos, que o levou para morar com ela, em uma ocupação no bairro Santa Maria. Posteriormente, foi morar sozinho em casa de uma outra amiga, no conjunto Padre Pedro, onde ficará até se mudar para a casa nova, o que deve acontecer até o próximo domingo.

No mesmo caminhão que expulsava da capital sergipana as famílias que se abrigavam sob pontes e marquises estava Arlindo de Oliveira, 49 anos. "Não esqueço aquela noite. Ficamos todos muito assustados, sem saber qual seria o nosso destino. Ninguém nos dizia nada, só nos davam a ordem de subir no caminhão", contou ele, lembrando que estava em Aracaju há dois meses, vindo da cidade alagoana de Arapiraca, não havia conseguido emprego e tinha sido despejado.

"Hoje, tenho a alegria de receber uma casa, a minha casa e dela ninguém jamais vai me tirar. Devo isso a Deus e ao prefeito Edvaldo Nogueira", enfatizou Arlindo de Oliveira, beneficiário do auxílio moradia da Prefeitura de Aracaju por ser egresso da invasão Morro do Avião.

Esperança

Para Fátima Santos Silva, 53 anos, esta sexta-feira vem revestida de esperança em tempos melhores. "Morei 22 anos na invasão do Marivan e era um sofrimento, porque as pessoas que moram num lugar como aquele não têm paz", disse a mulher que passou o último ano morando em casa de um amigo, na Prainha, no bairro Santa Maria, desde que foi removida da ocupação irregular pela Prefeitura de Aracaju, no ano passado. "Hoje, vejo meu sonho realizado. Por isso, é importante sonhar", reforçou.

O bairro 17 de Março está sendo construído pela Prefeitura de Aracaju na área de expansão da capital. Em 2010, a administração municipal inaugurou o núcleo habitacional, entregando na ocasião 956 unidades para famílias que viviam em ocupações irregulares como Morro do Avião, Gasoduto, Arrozal e outras áreas de risco. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Edvaldo Nogueira fez a entrega de mais 430 unidades. 

Compromisso

Para o secretário Municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, a entrega das casas do bairro 17 de Março representa o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira e de toda a gestão municipal para com os mais pobres.

"Estamos trabalhando para oferecer às famílias de baixa renda uma melhor qualidade de vida, com dignidade e cidadania. E, quando se fala em melhorar a vida das pessoas, não podemos esquecer o fator moradia, lembrando que o sonho de toda família é ter a sua casa própria. É isso que estamos vendo aqui: a realização de um sonho", disse Bosco Rolemberg.