Manhã de palestras fecha curso de formação da GMA

Guarda Municipal
28/09/2012 16h20
Início > Noticias > 52321

Nesta sexta-feira, 28, 140 guardas municipais participaram de um círculo de palestras que concluiu o curso de formação, capacitação e atualização profissional. A manhã de palestras, promovidas no Auditório do Banese, foi a culminação do curso de preparação para os cem guardas recém integrados à Guarda Municipal de Aracaju (GMA) por meio do último concurso público.

Gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE), o curso contou também com a presença de outros 40 guardas não novatos, com a finalidade de aperfeiçoar o conhecimento e técnicas no que diz respeito à atuação desses profissionais.

O coronel Eduardo Santiago deu início ao evento abordando em sua palestra o tema ‘Protocolos Operacionais Para a Atuação das Guardas Municipais em Face do Direito Penal’. Após o coffe break, o grupo de guardas assistiu a segunda e última palestra, ministrada pelo Dr. Jarbas Adelino, que abordou os ‘Aspectos Jurídicos Constitucionais das Guardas Municipais no Contexto da Segurança Pública’.

Dr. Jarbas agradeceu a oportunidade de estar presente na manhã de curso e destacou a importância da ação. “A palestra serve para que os guardas adquiram o conhecimento a cerca das funções da GMA”, disse o palestrante. De acordo com o major Edênisson Paixão, comandante da Guarda Municipal, o objetivo da parte final do curso que durou 12 semanas e contabilizou 562 horas é formar os guardas, possibilitando-os prestar um serviço de excelência à sociedade.

Para Uilliam de Souza as palestras são um marco de conclusão, “um preparo técnico de suma importância profissional”. Já Mariana Machado, recém integrada à GM, afirma que a círculo de palestras “é uma oportunidade importante de noção e embasamento jurídico. Ela dá a base para agir de maneira correta, e acaba sendo mais uma capacitação”, afirma.