Na manhã desta quarta-feira, 3, professores e coordenadores de escolas municipais e estaduais envolvidos com o Programa Saúde na Escola (PSE) receberam homenagens no auditório do Cemarh do bairro Siqueira Campos. Da cerimônia, gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju, prestaram homenagens aos professores pela atuação junto ao PSE e pelo próximo dia 15 de outubro, Dia dos Professores.
Da cerimônia, a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, reconheceu o compromisso dos profissionais da educação na execução do Programa Saúde na Escola.
“Hoje o PSE está presente em 85 escolas, atingindo e um público de cerca de 43 mil estudantes. Dos bons resultados gerados da parceria entre Saúde e Educação observamos uma infância e juventude mais saudável e famílias mais conscientes da importância da prevenção para qualidade de vida e melhor aprendizado dos filhos matriculados nas escolas. Por isso, hoje agradecemos cada professor por ser parceiro, ter acreditado nesta ideia que beneficia a saúde de crianças, jovens e adolescentes”, elogiou.
Das homenagens, os profissionais da educação receberam brindes comemorativos do PSE, em seguida participaram da oficina "Verdades e mitos sobre a alimentação saudável”. Professoras ainda receberam sessões de beleza com técnicas de limpeza facial e cuidados estéticos dos pés e nas mãos.
Também marcaram presença no encontro a diretora de Educação de Aracaju, Nádia Maria da Silva Cardoso, a coordenadora da Promoção à Saúde da SMS, Yara Verônica Couto Vasconcelos; a coordenadora de Projetos Sócioeducativos da Semed, Cláudia Mendonça; a coordenadora da Rede de Atenção Primária/SMS, Elisa França e a referência técnica do PSE/SMS, Agda Oliveira.
Para a educadora Lucília Macário, o dia de homenagens foi uma excelente iniciativa. “São momentos como estes que fazem valer a pena a luta e o compromisso do professor. Receber reconhecimento do PSE é muito gratificante. Sem dúvida o Saúde na Escola é útil e essencial para as famílias, os alunos, a escola e o poder público”, disse.
Saiba mais
Este ano, a PMA está desenvolvendo o PSE em um total de 85 escolas públicas, destas estão cadastradas todas as creches municipais. Especificamente da SMS, estão envolvidas nesse programa 25 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 128 equipes de saúde.