A preparação do jovem para o ingresso no mercado de trabalho também é preocupação da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A informática continua sendo uma das principais ferramentas que habilitam o profissional a desempenhar as funções em qualquer empresa. Desta vez, são 20 pessoas que estão frequentando o curso de informática avançada, na Unidade de Qualificação e Produção do Bairro Santa Maria. A maioria dos alunos é formada por jovens na faixa etária entre os 16 e 21 anos, que idealizam o novo conhecimento para que os habilitem a acompanhar as mudanças do mercado de trabalho.
O curso tem 100 horas/aula e está sendo ministrado por Glauber Vinícius Santos de Oliveira, instrutor da Fundat há nove anos. “Diante do mundo atual e globalizado, o mercado de trabalho exige constantes mudanças e atualização dos profissionais. O ideal é preparar-se para exercer as funções e, principalmente, aqueles que estarão iniciando a vida profissional”, relatou, lembrando que a turma está comprometida com o aprendizado, registrando uma boa frequência.
“Todos os locais onde fui buscar emprego me solicitaram informática e não consegui”, afirmou Jéssica Silva dos Santos, 18 anos, e estudante do 3º ano do Ensino Médio. Residente no bairro Santa Maria, Jéssica destacou que fez o Curso de Informática Básica naquela unidade e diante da necessidade do aperfeiçoamento está cursando a avançada. “É sempre bom ter um conhecimento a mais”, destaca.
Jéssica Santos também já fez o curso de telemarketing, mas o seu desejo maior é se formar em geologia. “Primeiro preciso de um emprego para me sustentar e poder estudar geologia. A informática é o início para a realização do meu sonho”, esclarece.
A aluna Jéssica Dias, também tem 18 anos e reside no Santa Maria. A jovem está em busca do primeiro emprego. “Com esse aprendizado, tenho a certeza que vou entrar para o mercado de trabalho e, posteriormente, serei formanda em medicina veterinária, profissão que também precisarei da informática”, destaca.