Bairro Coroa do Meio recebe manutenção de áreas verdes

Serviços Urbanos
04/10/2012 16h50
Início > Notícias > Bairro Coroa do Meio recebe manutenção de áreas verdes

Reposição de árvores e plantas ornamentais, limpeza, capinação e roçagem. Estes são alguns dos serviços desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que integram o planejamento de operações e garantem a manutenção de áreas verdes de vários locais da cidade. Desde a última terça-feira, 3, até a próxima sexta-feira, 5, o canteiro principal e a área verde da ciclovia da avenida Professor José Freitas de Andrade, no bairro Coroa do Meio, recebem um tratamento especial através de manutenção paisagística.

De acordo com o fiscal de paisagismo da Emsurb, Valdir Santos, a ação conta com o trabalho de 12 agentes de limpeza que executam o trabalho em toda a extensão da via. "Este tipo de serviço é realizado diariamente seguindo um cronograma que contempla toda a capital. E como esta avenida tem dois quilômetros de extensão e possui 8 mil metros de área verde foi necessário um período maior para esta intervenção. Iniciamos com a reposição de cem árvores por conta da ação de vandalismo, a limpeza do canteiro principal e da ciclovia e a roçagem. Logo após, será feito a reposição das plantas ornamentais", enfatizou.

O coordenador ressaltou, ainda, que no canteiro principal a péssima prática de descartar resíduos é frequente. "Além da manutenção habitual que executamos, temos ainda que retirar o lixo que é descartado neste local como resíduos de construção, jardinagem e alimentos e que de certo modo prejudica o nosso serviço. Não adianta a intervenção do poder público se não houver uma conscientização por parte dos moradores em conservar estes espaços, pois o caminhão coletor passa rigorosamente nos dias programados", salientou Valdir Santos.

O funcionário público Jorge Oliveira Santos, que reside no bairro há mais de vinte anos, afirma que a ação da PMA é constante na região. "Este tipo de serviço é sempre visto por aqui, o problema é que algumas pessoas não contribuem em mantê-lo limpo e jogam lixo nos canteiros frequentemente. Além disto, a prática do furto de mudas também é percebida", revelou o morador.  

Descarte de lixo

O descarte de lixo em pontos clandestinos é considerado crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".