Efetuar a conservação de espaços públicos através da limpeza urbana após o processo eleitoral. Esta é uma das competências da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que realizou na manhã desta segunda-feira, 8, um mutirão de limpeza nos principais locais da capital que sediaram as Eleições 2012.
De acordo com o coordenador de limpeza pública da Emsurb, Everaldo Ferreria, a mobilização foi executada no início da manhã antes do horário de grande fluxo de veículos. "Colocamos cinco equipes compostas por 12 agentes de limpeza para realizar este serviço na Zona Sul, Norte, e Central com o objetivo de garantir a limpeza urbana após as eleições. Como é um trabalho que requer uma grande mobilização, escolhemos o horário de 6h que antecede o momento de grande fluxo de veículos nas vias, pois processo eleitoral possibilita um grande acúmulo de resíduos", ressaltou o coordenador.
Segundo ele, ao todo 6,93 toneladas de material (coco, papel, plástico, e vidro) foram recolhidas no mutirão.
A agente de limpeza Rute Alexandre dos Santos comentou sobre a importância do serviço ao ser realizado nas primeiras horas do dia. "As pessoas valorizam o nosso serviço e até colaboram em ações como esta, ver a cidade limpa depois de uma disputa eleitoral no início da manhã é muito bom", disse.
Por realizar diariamente caminhada no calçadão da 13 de Julho, localizado na zona Sul da capital, a autônoma Irma de Freitas diz ter sido surpreendida com a ação. "Eu imaginei que o calçadão estaria com muita sujeira, mas não pensei que os agentes iriam limpar este espaço logo cedo por isso, fiquei surpresa e satisfeita ao mesmo tempo", justificou.