Duas turmas concluíram os cursos de massoterapia e cabeleireiro, totalizando mais 50 pessoas capacitadas através da Prefeitura de Aracaju. A entrega dos certificados foi no local de realização da capacitação, na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, unidade/escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).
Em ambos os cursos muitos alunos já iniciaram um pequeno negócio, atendendo em domicílio ou ainda, entrou para o mercado formal. "Tenho orgulho de mostrar o meu certificado porque sou vencedor, somos vendedores", afirma Hiata Anderson Oliveira dos Santos, que ao lado da esposa Ana Cristina Santos Oliveira estão transformando um pequeno salão em um centro de estética.
O ato de entrega dos certificados foi cheio de emoção, registrada no semblante de muitos alunos. A coordenadora da unidade/escola do Jardim Esperança, Gicelma de Jesus Mota, lembrou que o trabalho desenvolvido naquela unidade é focado na comunidade, nos alunos que buscam a qualificação profissional. "A equipe da Fundat, formada por técnicos e instrutores, seguem as determinações da presidência no tocante a oferecer o melhor à comunidade e nos sentimos gratificados em observar que a partir de agora vocês têm uma nova perspectiva de vida", disse aos concludentes.
A instrutora do curso de cabeleireiro, Maria José da Cruz, fez alusão aos momentos das aulas práticas, das participações dos alunos de massoterapia e cabeleireiro nos mutirões da beleza e bem-estar, inseridos no Projeto Entre que o Espaço é Seu. "Tivemos momentos ímpares de confraternização e outros em que chamei a atenção de meus alunos, hoje colegas", lembrou.
Empreendedores
O ex-aluno e atual cabeleireiro Hiata Oliveira, representou a turma. "O curso foi fundamental e nos formamos graças a nossa instrutora Maria José, que é uma profissional excepcional, além de ser para nós uma verdadeira mãe. Também registro o trabalho da coordenadora desta unidade, Gicelma, que todos os dias nos acompanhou, se preocupou em nos oferecer um ambiente aprazível e, sem sombra de dúvidas, com o nosso aprendizado", declara.
A também cabeleireira e atual massoterapeuta Ana Oliveira, esposa de Hiata, fez questão de registrar que ambos estavam felizes. Ela inicialmente fez o curso de cabeleireiro e, na sequência, massoterapia. O casal reuniu os seus conhecimentos e mesmo durante a realização do curso, já estavam atuando em um pequeno salão de beleza, implantada na residência dos dois. "Quero informar a todos que estamos fazendo uma reforma porque estamos montando um centro de beleza e estética", disse.
"Estamos realizando o nosso sonho. Hoje temos a nossa capacitação profissional e estamos aptos para deslanchar na nossa carreira como cabeleireiros, massoterapeuta e empresários", completou Ana.