Um dos maiores projetos arquitetônicos e urbanísticos já realizados pela Prefeitura de Aracaju, o complexo viário da avenida Tancredo Neves, futuramente irá trazer para população uma melhor mobilidade urbana e impulsionar o desenvolvimento na região. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a administração pública segue dando andamento às etapas do complexo em três frentes de trabalho.
Com investimento de R$ 26,8 milhões, o projeto está recebendo apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e compreenderá não só a construção do viaduto, mas também ampliará os espaços alternativos de mobilidade através da construção de ciclovia. A infraestrutura da região também será beneficiada com a ampliação da rede de drenagem tubular, pavimentação asfáltica e iluminação.
Obras
Essa semana, uma equipe com cerca de 40 profissionais já concluiu as pré-lajes, que são peças modulares que se juntam com outras, formando um quebra-cabeça a ser montado no lugar da construção. Está sendo finalizada também a feitura das terras armadas: método construtivo que consiste em se obter o aumento da capacidade do solo de suportar resistência à tração. Isso prova que os materiais utilizados na obra são de alta qualidade e duráveis.
Para o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, o andamentos das obras seguem o cronograma estabelecido pela Prefeitura, que prevê um prazo de execução de 540 dias. "Essa primeira etapa é muito importante, pois se trata da fundação da estrutura e confecção das peças de concreto que farão parte do viaduto. A cada semana ficamos mais próximo do início da concretagem propriamente dita", ressalta o engenheiro.