Emsurb participa de oficina de elaboração de projetos da Petrobras

Serviços Urbanos
11/10/2012 17h34
Início > Notícias > Emsurb participa de oficina de elaboração de projetos da Petrobras

Durante dois dias a Caravana Social e Ambiental da Petrobras esteve em Aracaju para capacitar e esclarecer possíveis dúvidas de interessados na elaboração de projetos sociais e ambientais. O evento aconteceu nesta quarta e quinta-feira, 10 e 11, no Hotel Mercure Del Mar, localizado na Orla da Atalaia, onde foi apresentado o regulamento das Seleções Públicas do Programa Petrobras Ambiental (PPA) e do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania (PPD&C). Gestores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) participaram da iniciativa ao lado de representantes de vários órgãos e instituições que executam ações relacionadas ao tema.

Segundo o coordenador de Relacionamento Comunitário e de Responsabilidade Social do Nordeste da Petrobras, Adonivan de Carvalho Costa, a ideia principal do encontro é fomentar um diálogo com os participantes e orientá-los sobre as diretrizes de execução dos projetos que serão apresentados. "Até o final de outubro a empresa estará promovendo estas oficinas em todos os estados brasileiros para divulgar os programas e seus critérios, permitindo, assim, a igualdade de acesso aos interessados. A Petrobras destinará em dois anos R$ 102 milhões para patrocínio a projetos ambientais e R$ 145 milhões para projetos sociais. É uma grande empreitada que se inicia ao desenvolver, primeiramente, encontros como este", ressaltou o coordenador ao dizer, ainda, que a meta é desenvolver duas oficinas em cada uma das 29 cidades visitadas, totalizando 58 encontros.      

Para o presidente da Emsurb, Fábio José da Silva, esta foi uma excelente ocasião para qualificar os gestores da empresa em torno da elaboração de projetos com o objetivo de arrecadar recursos. "Não trabalhamos apenas executando serviços, elaboramos e executamos projetos em benefício do ambiente e da comunidade, mas tudo dentro do nosso orçamento e de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o incremento financeiro é possível expandir e criar novas ações", explica Fábio Silva.

Presente no evento e satisfeita em relação às orientações repassadas, a assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, já vislumbra frutos da capacitação e ressalta que seria uma grande conquista desenvolver um projeto voltado para área ambiental. "Esta oportunidade nos permite planejar e até desenvolver um projeto relacionado com educação ambiental, o trabalho dos catadores de material reciclável, cooperativas, itens que de certa forma estão vinculados com a Emsurb e que poderiam no futuro ser beneficiados", justificou a assessora.

Seleção   

Para garantir a transparência do processo de patrocínio, a Petrobras realiza seleções públicas nacionais a cada dois anos. Em 2010, a seleção do programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania recebeu 5.183 inscrições e selecionou 113 projetos sociais. Na seleção do Programa Petrobras Ambiental (PPA), foram inscritos 928 projetos, dos quais 44 foram contemplados.