Depois de 100 horas/aula de aprendizado, 25 alunos concluíram o curso de cabeleireiro na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, unidade/escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A entrega dos certificados aconteceu na manhã desta segunda-feira, 15.
"Agora somos profissionais. A maioria de nós montou um salão de beleza, está trabalhando por conta própria ou entrou para o mercado de trabalho formal", afirma a representante da turma, Jaildes Alves da Silva.
O curso foi ministrado pela instrutora e cabeleireira há mais de 20 anos, Maria do Socorro Nogueira Guimarães, que no transcorrer do treinamento, além de repassar os seus conhecimentos, também transformou o grupo de alunos numa grande família. No ato de encerramento do curso também esteve presente a instrutora Kátia Simone de Oliveira Dantas, instrutora das aulas de relações humanas. "Estou feliz por ter feito parte dessa caminhada com vocês. Sucesso!", disse.
A unidade Paulo da Conceição está localizada no Porto D'antas. Frequentaram o curso alunos daquele bairro, Coqueiral e adjacentes. "Temos orgulho da nossa comunidade. Espero que todos cresçam profissionalmente. Este curso foi apenas a semente. Para alguns, essa semente já começou a germinar, considerando que descobrimos nessa turma vários empreendedores; talentos na arte da beleza. Prossigam sem medo e façam outros cursos buscando sempre novos conhecimentos", declarou a coordenadora da unidade, Rosemeire Mendes Alves, destacando que a equipe da Fundat também se sente orgulhosa por ter contribuído com o sucesso da turma.
Emocionada ao receber o certificado, a representante da turma, Jaildes da Silva, conhecida como Dida, lembrou que como ela, vários outros colegas também tinham a vontade de se qualificar por meio de um curso de cabeleireiro, mas que não tinham condições financeiras. "Estamos felizes porque vencemos uma barreira. Lembro que resolvi vender roupas para pagar um curso, mas mesmo assim não consegui porque a prioridade maior era os meus filhos. Hoje, estou capacitada e fiz o curso gratuito", confirma.
Dida é considerada um exemplo de superação. Ela ainda citou que um dia todos se encontrarão e, com certeza, a vida de muitos estará bem diferente. "Alguns, como eu, já estão gerando sua própria renda, seja num pequeno salão de beleza, seja trabalhando com a carteira assinada ou como autônomo. Cada um seguirá o seu destino, mas vamos nos empenhar ainda mais para termos o futuro que desejamos, que merecemos", concluiu.