Ponto de lixo do bairro Cirurgia é transformado em área verde

Serviços Urbanos
15/10/2012 17h08
Início > Notícias > Ponto de lixo do bairro Cirurgia é transformado em área verde

"Um local que reunia muita sujeira e escondia a beleza da região". O comentário é do aposentado Pedro Soares Coreia a respeito do antigo ponto de lixo que havia se formado irregularmente na rua em que mora. O morador, que reside no bairro Cirurgia há mais de 20 anos, relembra como o ponto reunia muito lixo e trazia transtornos para a comunidade. "Era uma situação vergonhosa para quem vivia aqui e principalmente por se localizar em frente ao Centro de Criatividade. Além de acumular muito lixo e principalmente entulhos, o ponto também contribuía para o surgimento de insetos e ratos. Perceber que a nossa solicitação foi atendida ao ser montado um grande jardim neste lugar nos deixou satisfeitos", destacou o cidadão.

De forma planejada a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desativa pontos clandestinos de lixo em toda a capital e os transformam em áreas verdes, efetuando, assim, uma intervenção paisagística através da Gerência de Áreas Verdes da Emsurb.

Para esta intervenção foi retirado todo o lixo do local e em seguida iniciada a transformação. Foram utilizados 150 metros de grama esmeralda, 800 plantas ornamentais, cinco árvores, palmáceas, terra vegetal e aterro, que serviu como material de base para levantar o terreno.

De acordo com o fiscal de paisagismo da Emsurb, Valdir Santos, a intervenção atendeu a uma antiga queixa dos moradores. "Vários pontos de descarte irregular de lixo e entulho estão sendo desativados pois geram riscos sanitários, e nesta ação 12 agentes de limpeza realizaram o serviço que resultou no recolhimento de 11 mil quilos de lixo. Atendemos a uma antiga queixa dos moradores que diziam ter grandes transtornos na localidade por conta do ponto de lixo, cabe agora a cada um fazer sua parte e conservar este espaço que tem um aspecto harmônico", justificou.

Alerta

Para inibir o descarte de lixo no local os moradores da região tiveram a iniciativa de elaborar placas de sinalização alertando sobre a proibição da prática.