Com o objetivo de debater a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o seu uso em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe, através da Coordenadoria da Infância e Juventude, está desenvolvendo nas escolas da rede municipal de ensino o projeto 'ECA na Escola', que visa a divulgação e disseminação do Estatuto da Criança e do Adolescente no âmbito pedagógico.
A ação, que teve início na manhã desta quarta-feira, 17, faz parte das políticas permanentes de combate à violência contras as crianças e os adolescentes e tem como objetivo levar à comunidade escolar os esclarecimentos a respeito do ECA, aprimorando os conhecimentos em relação ao estatuto. A ação também vai esclarecer como utilizá-lo em sala de aula, nas práticas cotidianas dentro da escola, além de desencadear um movimento de disseminação de ações e valores pacíficos.
A primeira unidade de ensino a receber o projeto foi a Emef Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio. Na ocasião, a secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco, destacou o quanto é importante os profissionais da educação se aprofundarem no conhecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
"Para trabalhar com Criança e Adolescente é importantíssimo o conhecimento do estatuto, o qual informa os direitos e garantias das pessoas desse grupo etário. É necessário que os professores, coordenadores adquiram esse conhecimento, pois acredito que a forma de ensino terá uma melhora significativa, um amadurecimento" disse Josevanda Franco.
A atividade contou também com a participação da juíza da coordenadoria da Infância e Juventude, Vânia Ferreira de Barros, que explicou como será a formatação do programas nas unidades de ensino. "O ECA será apresentado através de palestras com uma linguagem acessível ao nosso público-alvo, e também com apresentações teatrais, pois estudantes assimilam mais rápido o conteúdo", afirma Vânia.