A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza até esta quinta-feira, 18, no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), a II edição do Seminário de Educação Física. Com o objetivo de discutir as Diretrizes Curriculares e apresentar propostas sobre a disciplina, o seminário conta com a participação da secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, representantes do Departamento de Educação Física, professores e coordenadores das unidades de ensino do município.
Na tarde de terça-feira, primeiro dia do evento, a secretária de Educação, Josevanda Franco, ressaltou a importância da união dos professores na busca da valorização da sua profissão. “Eu percebo que os professores de Educação Física são os que mais discutem essas questões das diretrizes curriculares e isso é extremamente enriquecedor. Eu considero importante esse momento porque permite que a gente escute as pessoas, que elas possam nos falar de suas experiências, que proponham de forma cientifica suas análises do que nós estamos fazendo nas escolas. Por esses motivos, todos estão de parabéns por terem possibilitado a realização desse evento importantíssimo”, afirmou Josevanda Franco.
Como parte da programação de abertura, os professores tiveram a oportunidade de debater mais sobre a estrutura curricular na disciplina de Educação Física, através de palestras ministradas pelos professores Flávio Dantas Albuquerque Melo e Núbia Josania Paes de Lira.
“Nós iremos tratar da construção coletiva das diretrizes curriculares da disciplina Educação Física tendo em vista que hoje não temos efetivado uma diretriz curricular que guie o trabalho pedagógico dos professores. Como o currículo é um assunto que tem que ser debatido junto com os professores de Educação Física da rede, esse evento e essa palestra vem no sentido de nos ajudar a levantar essas discussões e elaborar um documento que possa por em prática esse processo de construção do currículo”, explicou o palestrante Flávio Dantas.
“Como educadora eu acho muito importante debater essas questões que foca na valorização do professor e através das palestras, dos debates, nós podemos nos expressar e fazer valer o que achamos justo para a nossa categoria”, ressalta a professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo.
Programação
O evento terá continuidade nesta quinta, 18, com apresentação de diretrizes curriculares em Educação Física dos Estados da Bahia e Pernambuco. À tarde, a partir das 14h, haverá mesa redonda com o tema “Propostas Curriculares em Educação Física” e palestra com Ana Rita Lorenzini e Claudio Lira Santos Junior. O seminário será finalizado com a elaboração de documentos.