Reduzir, repensar, reutilizar e reciclar. A partir de simples atitudes como estas o consumo consciente pode ganhar uma dimensão considerável e contribuir para a manutenção do meio urbano cada vez mais limpo através de práticas sustentáveis. Instituições de ensino públicas e particulares contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços (Emsurb), no desenvolvimento de ações relacionadas ao tema, como palestras sobre coleta seletiva e seus benefícios para o ambiente.
Na última quinta-feira, 18, os alunos do Jardim 5 e do 3° Ano do ensino fundamental do Colégio Jardins assistiram a uma dessas apresentações. "Nas discussões em sala de aula começamos a perceber que o assunto em relação à coleta seletiva era visto pelos alunos como algo distante e, por isso, começamos a fomentar este tema promovendo atividades de conscientização com o objetivo de tornar cada vez mais próximos deles esta prática que beneficia a população e o planeta. Abordar sobre a coleta seletiva e o descarte correto do lixo com estas crianças têm uma grande importância, pois eles são ótimos disseminadores de conhecimento", ressalta a professora Wirlane Santos.
E como conhecimento não é feito só de teoria, os alunos do Colégio Jardins põem em prática o que aprendem dentro da sala de aula. "Os alunos adoraram a nova prática de separar o lixo seco e o úmido, eles fazem questão de levantar do seu lugar e jogar no lixo específico o resíduo do que consumiram. Com certeza eles levam estes ensinamentos para o seu ambiente familiar", acrescentou Wirlane Santos, satisfeita.
A assessora técnica da Emsurb, Trícia Dantas, na ocasião explicou como funciona o processo da coleta seletiva e de que forma os alunos podem contribuir para esta ação. "Participamos de várias atividades como esta durante o ano letivo e para que o assunto seja facilmente compreendido procuramos manter uma conversa sobre educação ambiental. Provocamos os alunos para que também compartilhem as suas experiências, já que são peças fundamentais neste processo. São elas que irão repassar para os responsáveis como ajudar o meio ambiente separando primeiramente o lixo seco e o úmido em suas residências", resume.
Contente por perceber que o assunto faz parte do seu dia-a-dia, o pequeno Pedro Silveira, de 5 anos, justifica a sua satisfação. "Pedi a meus pais que fizessem a separação do lixo na nossa casa como vejo aqui e começamos a separar o lixo para a reciclagem", afirmou o aluno do Jardim 5.
Contação de histórias e musicalização
Por dois dias na semana é habitual reunir os alunos no auditório para contar histórias e para aulas de música. No entanto, foi adotada uma nova abordagem para esta iniciativa com o foco na conscientização ambiental. "Se é para fazer um trabalho bem feito, ele deve ser em conjunto para que se fortaleça. Decidimos unir a prática de contar histórias com a música através de livros que abordam este tema. Estamos trabalhando com o livro que discute sobre o descarte consciente do lixo e percebemos um retorno satisfatório dos alunos", concluiu a professora Mônica Rocha, que no momento desenvolve este trabalho a partir da obra ‘O menino que quase morria afogado no lixo', de Ruth Rocha.