No final do ano, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão reunir os dados de diagnósticos em saúde da boca de cada criança em um único inquérito. A pesquisa objetiva detectar o índice de surgimento de cárie entre os meninos e meninas.
"Com as atividades, vamos incentivar a garotada e as famílias a terem um maior cuidado para com a saúde bucal. Buscamos estimular e sensibilizar a comunidade para a prevenção e combate aos agravos da saúde da boca", explica a odontóloga Simone Guedes.
Parceria
No PSE, os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro atuam em parceria com os estagiários e professores do Curso de Odontologia da Universidade Tiradentes (UNIT). Para participar das ações e vivenciar o Sistema Único de Saúde (SUS), os estudantes são supervisionados pelos professores do curso.
Saúde na Escola
Para a coordenadora da Emei Irene Romão de Brito, Lenalda Rocha, "o ciclo de ações do PSE traz grandes benefícios as crianças e as famílias". Ela acrescenta que o estímulo precoce quanto aos cuidados com a saúde da boca evita problemas futuros.
As equipes do PSE vão atuar nessa escola todas as segundas e quartas-feiras, no turno da manhã, e todas as quintas e sextas-feiras, no período da tarde.