O panorama dos salões de beleza está mudando, exigindo constantemente do profissional a atualização para expandir seus conhecimentos e habilidades. Visando dar uma parcela de contribuição para os profissionais que se formaram nos cursos realizados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), no Centro de Higiene e Beleza Esperança, foi realizada na quinta, 18, uma oficina com várias demonstrações de realinhamento térmico, tratamento de reestruturação da fibra capilar e outras técnicas trazidas por profissionais da cidade de Belo Horizonte. Participaram do evento mais de 180 pessoas, entre ex-alunos, atuais profissionais que já estão trabalhando na área e alunos que estão frequentando o curso.
A oficina aconteceu na Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança, que tem como anexo o Centro de Higiene e Beleza. O espaço tem infraestrutura para a realização dos cursos de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure e Depilação. A unidade também conta com o Centro de Terapias Alternativas, onde são ministrados os cursos de massoterapia. A unidade também está dotada de uma cozinha industrial para os cursos de culinária, laboratório de informática e salas para cursos de línguas estrangeiras, artesanato, telemarketing e vários outros.
A instrutora e uma das organizadoras do evento, cabeleireira Maria José da Cruz, explicou que nos cursos que ministra na unidade/escola da Fundat, busca preparar o aluno com as competências e habilidades práticas necessárias para o exercício da profissão, mas que é necessária a atualização constante. “Um cabeleireiro precisa estar atento as tendências e gostar de se relacionar com pessoas porque a rotina é puxada”, comentou, acrescentando que durante o curso, também são repassadas informações quanto ao comportamento, excelência no atendimento com o objetivo de alcançar a plena satisfação do cliente.
Oficina
Para os participantes da oficina, o dia começou com um “relaxamento”, não para os cabelos, mas com bate-papo durante o café da manhã, regado de frutas, diversos tipos de pães, queijos, sucos e outros petiscos. Os trabalhos foram iniciados às 8h30.
A equipe da linha Lisus Profissional repassou informações sobre as novas tendências e técnicas. Passo a passo foram realizadas demonstrações, utilizando-se como modelos os participantes. A oficina foi desenvolvida pelos profissionais Maurício Duarte, responsável pela área comercial da empresa; Alexandre Magno, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da linha e Dalva Moreira, representante em Sergipe.
Durante o evento, foram realizados sorteios de brindes contendo kits de produtos. A torcida foi grande.
Aperfeiçoamento
O cabeleireiro Marcelo Silva, 16 anos, é ex-aluno da professora Maria José. Apesar de ser muito jovem, demonstrou que é empreendedor e que tem a habilidade para desenvolver a atividade. Em sua casa, montou um salão de beleza. “Tenho uma clientela fidedigna e tenho a minha renda. Ainda, se alguém precisar dos meus serviços também atendo em domicílio”, relatou.
Marcelo lembrou que está aplicando o aprendizado, tendo na mente o que lhe foi repassado. “Cada cliente espera que o profissional seja capaz de fazer o melhor com o seu cabelo, seja em relação a corte, coloração, progressivas e outros serviços, para tanto, é preciso estarmos atualizados e oferecer as novidades a clientela”, declarou, acrescentando que a oficina foi muito proveitosa. “Foram informações importantes para nós. Aprendemos sem precisar pagar por isso. A nossa professora está de parabéns”, disse.
Tânia Silva de Melo Soares, 40 anos, também é ex-aluna e já abriu o seu pequeno negócio. “O meu salão é no Jardim Esperança e estou feliz pela oportunidade de ter me capacitado por meio da Fundat. Esta oficina aconteceu num momento oportuno. A nossa professora nos disse, quando da realização do curso, sobre a necessidade de estarmos sempre atualizados. Realmente, ela tinha razão e essa oficina trouxe para todos conhecimento de novas técnicas fashion e aprimoramento”, destaca.