A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou nesta sexta-feira, 19, mais um mutirão da Busca Ativa, desta vez, no Porto D'antas. Foram distribuídas 215 senhas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) onde foram atendidas as famílias no período das 8h às 16h.
A Busca Ativa é uma ação do Plano Aracaju Sem Miséria, que tem o objetivo de realizar o Cadastro Único de famílias que ainda não são cadastradas em programas sociais, e ao mesmo tempo atualizar os cadastros das que já recebem os benefícios. O cadastro permite que as famílias tenham acesso aos programas sociais da Prefeitura de Aracaju, incluindo o Programa Bolsa Família.
Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica, Iolanda de Oliveira, foi feito um mapeamento dos bairros que concentram maior número de famílias carentes. "O objetivo final é que até o final do ano, todas as famílias que apresentam o perfil para receber os benefícios sejam cadastradas", comenta.
Com a Busca Ativa, em cada bairro, centenas de famílias são atendidas, como Priscila dos Santos, moradora do Porto D'antas, que aproveitou a iniciativa e achou ótimo para atualizar o cadastro. Priscila compareceu ao mutirão ao lado de seu marido, Ramon Silva, que ressaltou a importância da ação. "Fica mais fácil por causa da deslocação, já que moramos longe e ainda temos que levar nossa filhinha de um ano", disse.