Nos últimos seis anos, a Prefeitura de Aracaju vem investindo na modernização do sistema de ensino da rede pública da capital. Além de ampliar a oferta de vagas na educação básica, a administração municipal também vem realizando reformas em várias unidades da rede. No bairro José Conrado de Araújo, por exemplo, estão sendo finalizadas as obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Alencar Cardoso, uma iniciativa que representa um investimento de R$477 mil em recursos próprios.
Localizada na rua Olavo Cunha, a Emef Alencar Cardoso está praticamente concluída. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju não só reformou todo o prédio, como também ampliou o espaço para a prática escolar. Serão oito salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, quadra poliesportiva, dispensa, almoxarifado e um elevador, para facilitar o acesso e a locomoção da pessoa com deficiência.
As antigas salas foram reformadas e ampliadas, os compartimentos receberam piso de alta resistência, um tipo de revestimento que evita derrapagem, caso o local esteja molhado. A nova unidade vai atender crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Em breve, alunos, professores e servidores poderão usufruir a nova unidade, com salas mais amplas, arejadas e seguras.
Andamento
Em fase de conclusão, a obra já está praticamente finalizada, faltando apenas terminar a pintura da fachada, o acabamento dos banheiros, com a colocação de vasos, pias e torneiras, a instalação do alambrado da quadra poliesportiva e da tabela de basquete e, por fim, a ligação do elevador.
De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, a Prefeitura de Aracaju realizou nos últimos anos uma ampla reestruturação da rede de educação básica municipal. "O volume de recursos investidos em reformas e ampliação denota a preocupação da atual gestão com a qualidade do ensino ofertado em nossas escolas. As novas unidades são a marca de uma administração que está priorizando o desenvolvimento humano e preparando a cidade para o futuro", elogia o engenheiro.