Mais 70 pessoas são qualificadas em cursos da Fundat

Formação para o Trabalho
24/10/2012 14h53
Início > Notícias > Mais 70 pessoas são qualificadas em cursos da Fundat

Mais 70 pessoas estão qualificadas para o mercado de trabalho. São homens e mulheres que se capacitaram por meio dos cursos de bijuteria, maquiagem e informática avançada, realizados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A solenidade de formatura aconteceu no final da tarde de ontem, na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos, unidade/escola sediada no bairro Santos Dumont, local onde os cursos foram ministrados.

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, fez a entrega dos certificados, lembrando que uma das missões da fundação é oportunizar a melhoria de vida daqueles que desejam a qualificação. "O difícil não é começar a freqüentar um curso, mas concluí-lo", destacou a presidente, justificando que muitos tiveram que vencer desafios e, aqueles que chegaram ao final são exemplos de dedicação, perseverança e empenho para a realização de metas na vida.

Empreendedores

A capacitação profissional tem contribuído para a geração de emprego e renda, a exemplo da formanda Maria do Carmo Santana dos Santos, 41 anos, que se tornou empreendedora na área de bijuteria. Moradora do bairro Santos Dumont, ela frequentou o curso de bijuteria objetivando iniciar um pequeno negócio. Ainda durante o curso, montou algumas peças e as vendeu. Com o dinheiro adquiriu matéria-prima, a exemplo de miçangas, fios de silicone, alicates e outros produtos necessários para a produção. O seu empenho se reverteu em renda. "Ao concluir o curso, me tornando artesã, já estou gerando a minha própria renda. Agora ninguém me segura e vou buscar aperfeiçoar a minha técnica e aumentar o meu empreendimento", declara.

O cabeleireiro, formado pela Fundat, Hamilton dos Santos, 30 anos, se capacitou por meio do curso de maquiagem. Ao receber o certificado e representando a turma, agradeceu ao prefeito Edvaldo Nogueira e a presidente da Fundat, Telma Pimentel pelo emprenho em levar a qualificação profissional para milhares de cidadãos. "A qualificação profissional contribuiu para que muita gente tivesse uma perspectiva de vida. Alguns até poderiam estar perambulando pelas ruas ou ainda envolvidos com drogas. Que esses cursos continuem para outras pessoas também tenham a oportunidade", declara.

Hamilton dos Santos também falou sobre o quanto a capacitação mudou a sua vida. "Unir os meus conhecimentos de cabeleireiro e de maquiador. Estou obtendo renda atendendo em domicílio e na minha própria casa. O meu projeto é montar o meu salão e, para tanto, já estou adquirindo os equipamentos", confirmou, destacando que o aprendizado com a professora Arleide foi bastante válido e que dará sequência porque novas técnicas sempre surgem.

A aluna Miriam fez o curso de maquiagem pensando em ocupar o seu tempo para ficar longe da depressão diante de uma grande perda. Emocionada, relatou que chamou a sobrinha e a irmã para que se juntassem a ela no curso. "Conhecemos novas pessoas; fizemos boas amizades e, com o auxílio dos professores, superamos as nossas tristezas", lembrou, enfocando que a capacitação também a levou ao desejo de trabalhar como maquiadora e obter renda.

Instrutores

O instrutor do curso de informática, Paulo Roberto Dias Gabriel Júnior, disse que para ele também foi um aprendizado. "Foi uma turma fantástica e confesso que ministrei o curso num momento muito delicado da minha vida. Aqui, encontrei também amigos. A vontade de ensinar e estar com os meus alunos foi grande. As nossas aulas se tornaram uma extensão das aulas de relações humanas. Foi bacana", esclarece.

Na oportunidade, a instrutora do curso de maquiagem, Arleide Souza Passos, que também é cabeleireira, citou que a Fundat oportuniza a geração de emprego e renda não só para os alunos que se capacitam, mas também para os professores. "Nós somos contratados para ministrarmos os cursos e também somos contemplados. Representa uma renda para nós. Portanto, a Prefeitura e a equipe da Fundat estão de parabéns por promover tantas mudanças nas vidas de muitas pessoas", disse.