Parceria entre Fundat e Cescdot resulta em geração de emprego e renda

Formação para o Trabalho
26/10/2012 11h14
Início > Notícias > Parceria entre Fundat e Cescdot resulta em geração de emprego e renda

Desempregada, Daiana Cristina dos Santos, 26 anos, residente no Jardim Centenário, buscou a qualificação na área de cabeleireiro. Nesta quinta-feira, 25, ao receber o certificado de conclusão, declarou que já está obtendo renda e que está a caminho da realização do seu sonho – montar um salão de beleza. Esse é um dos exemplos entre tantos outros que acontecem entre os alunos que se capacitam por meio dos cursos realizados pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Desta vez, foram 45 pessoas que concluíram os cursos de cabeleireiro e pães e biscoitos no Centro Social Comunitário Diácono Odilon Torres (Cescdot), anexo da Igreja Presbiteriana Betesda, entidade parceira da Fundação.

A capacitação profissional tem contribuído para a geração de emprego e renda. A cada curso que se encerra, o registro de pessoas que entraram para o mercado formal ou ainda que iniciaram um pequeno negócio. Ao longo dos anos, também tem sido verificado cidadãos que investiram timidamente em um empreendimento e que após alguns meses, também passou a gerar emprego para outras pessoas. Na entrega dos certificados, que aconteceu no Cescdot, local onde foram realizados os cursos, vários alunos conquistaram o seu espaço em meio ao mercado de trabalho, seja formal ou informal.

Superação

A formanda Daiana dos Santos representou as turmas e não conteve a sua emoção. Ela relatou que estava desempregada e sem perspectiva para o seu futuro. “É difícil ficar sem emprego e sem renda alguma para pagar as contas e até para as necessidades básicas, como a alimentação”, comentou, acrescentando que foi incentivada a buscar a qualificação profissional.

Daiana sentiu que tinha a aptidão para a área de beleza e investiu no seu sonho. Mesmo enfrentando algumas dificuldades, frequentou assiduamente o curso de cabeleireiro e, com apenas algumas aulas, começou a trabalhar fazendo escovas, atendendo em domicílio. “O dinheirinho começou a entrar. Estava trabalhando para mim mesma. Fiquei empolgada e me enchi de esperança”, confirmou, informando que, com o decorrer das aulas foi se aprimorando e conquistando mais cliente, fato que se reverteu em uma renda melhor. “Hoje já comprei os equipamentos necessários para montar o meu salão. Estou feliz e com esse certificado nas mãos, ninguém me segura”, declarou emocionada.

Qualidade

“A cada ato de entrega de certificados é uma emoção diferente diante da satisfação de muitas pessoas que conseguem concretizar um objetivo, o sonho de gerar sua própria renda”, lembrou a presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, que prestigiou o evento fez a entrega dos diplomas.

Telma Pimentel destacou que é sublime observar no olhar de cada aluno a expectativa para receber o certificado. “Sabemos que muitos se esforçaram para concluir o curso; que ultrapassaram barreiras em busca da capacitação e é exatamente pensando no cidadão, na oportunidade de novas conquistas, que a equipe da Fundat tem a consciência de disponibilizar bons instrutores e parceiros que ofereçam instalações dignas para os alunos, como é o caso do Cescdot”, informou, parabenizando os formandos e a presidência da instituição pelo resultado positivo da parceria.

O presidente do Cescdot, Eustalon Lemos Torres, disse que são alguns anos que mantém parceria com a Fundat. “Quero registrar que essa parceria tem beneficiado esta comunidade e outras de bairros adjacentes. Sinto-me gratificado quando recebo a notícia que um ex-aluno está trabalhando, gerando sua renda. Isso também implica em inúmeras pessoas longe das drogas, da mendicância. Deus tem nos iluminado. A Fundat tem realizado um trabalho digno de aplausos”, comentou, enfocando que a capacitação profissional provoca mudanças no contexto social e financeiro de uma cidade.

Ainda prestigiaram o evento as instrutoras do curso de Cabeleireiro, Wilma Oliveira Abreu; Pães e Biscoitos Rosalina Sampaio e o pastor Augusto César Barbosa que, na oportunidade, conduziu oração de agradecimento diante do sucesso de realização dos cursos ministrados pela Fundat em parceria com o Cescdot e dos empregos que foram gerados.

Parcerias

A Fundat dispõe de seis unidades/escolas para a realização dos cursos profissionalizantes. As unidades são mantidas com recursos próprios da Prefeitura e se encontram distribuídas nos bairros Porto D’antas, Santos Dumont, Jardim Centenário, Coroa do Meio, Santa Maria e Jardim Esperança. Além disso, a Fundação mantém parcerias com instituições e associações de moradores. Com essa medida, o número de pessoas qualificadas foi ampliado. A Fundação disponibiliza o material necessário para o curso específico e os instrutores. Enquanto isso, os parceiros cedem às instalações físicas.

Para a instituição se tornar parceira da Fundat é preciso estar com a documentação em ordem, de acordo com as determinações do Ministério Público. Além disso, os técnicos da Fundação visitam as instituições com o objetivo de verificar se existe infraestrutura para a realização dos cursos. Os técnicos mantêm um acompanhamento do desenvolvimento dos cursos, inclusive, repassando para os alunos um questionário de avaliação.