As parcerias firmadas entre a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e instituições como a Sociedade Essa e a Escola do Legislativo têm contribuído para o aumento efetivo do número de pessoas qualificadas. Na sexta-feira, 26, mais 96 pessoas receberam os certificados de conclusão nos cursos de Informática, Cabeleireiro e Culinária. A capacitação profissional também tem possibilitado a geração de emprego e renda, ampliando os conhecimentos para pessoas da melhor idade.
A Fundat mantém seis unidades/escolas e, além disso, firmou parcerias com instituições e associações de moradores. Atualmente, a Fundação está presente em 22 bairros de Aracaju. Na parceria, a instituição disponibiliza material didático para a capacitação dos instrutores, enquanto que os parceiros garantem as instalações para os mais de 30 cursos oferecidos.
Na Escola do Legislativo, situada na praça Fausto Cardoso, s/n, Centro, os 20 alunos que frequentaram o curso de informática receberam os certificados. A professora aposentada Maria Givalda Santos, 62, foi uma das formandas e representou a turma. “Não podemos ficar alheios ao conhecimento. A mente dá vida ao corpo”, declarou, esclarecendo que a troca de experiência junto aos jovens foi muito boa.
Givalda Santos explicou que o primeiro contato com o computador foi um impacto, mas superou e atualmente já está trocando e-mail e navegando na Internet. A aposentada também disse que as aulas de relações humanas serviram para aproximar os participantes e humanizar o ambiente. “Que os cursos não sofram interrupção porque a Fundat está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, disse.
A instrutora Vânia dos Anjos Dionísio, que ministrou as aulas para pessoas dos 16 aos 62 anos, informou que a experiência foi maravilhosa e que não foi surpresa duas alunas da melhor idade obterem notas muito boas. “A informática está presente em tudo o que fazemos e é necessária ao jovem, adulto e pessoas que já passaram os 60 anos”, esclarece.
A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, participou da solenidade de entrega dos certificados. “Quem detém o conhecimento tem as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Temos que estar sempre prontos para aprender e a informática hoje facilita essa00 conexão com o mundo”, declara.
Sociedade Essa
Telma Pimentel também esteve presente na entrega dos certificados na Sociedade Essa, onde 76 pessoas concluíram os cursos de cabeleireiro, informática e culinária. Na oportunidade, os instrutores da Fundação foram elogiados. “É bom ouvirmos esses elogios porque os nossos instrutores são escolhidos seguindo diversos critérios. Os cursos são gratuitos e com qualidade. Chegamos à marca de 32 instituições parceiras e para nós é um bom resultado”, declara.
“Tivemos um ano abençoado”, declarou a presidente da Sociedade Essa, Vera Torres, ao se referir à parceria firmada com a Fundat. “Realizamos bons cursos na nossa associação que resultaram na capacitação de muitos jovens e adultos. Desejamos que no próximo ano essa parceria tenha continuidade porque reflete em benefícios para o povo”, disse.