17 de Março marca política habitacional de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
29/10/2012 17h11
Início > Noticias > 52586

Casebres sujos, com estruturas improvisadas e à beira de um canal mal cheiroso. Este triste cenário era a dura realidade vivenciada por milhares de famílias residentes em áreas de risco da capital sergipana. As ocupações irregulares, constantemente ameaçadas de cair nos períodos de chuvas intensas, deixavam os moradores em permanente estado de pânico e preocupados sobre o risco de graves acidentes.

Graças ao programa de política habitacional do município, a Prefeitura de Aracaju realiza a oferta de moradias dignas, seguras e completamente estruturadas, beneficiando moradores inscritos no Cadastro Único da PMA. O bairro 17 de Março, inaugurado em 2010, foi o grande marco da política de habitação, contemplando inicialmente famílias transferidas do Morro do Avião, Arrozal e Prainha.

Após dois anos do surgimento do conjunto, os moradores ainda se emocionam ao recontar o momento em que entraram na sua nova residência. Este é o caso da dona de casa, Séfora Ferreira da Silva, que não consegue esquecer a sensação ao vislumbrar a sua casa própria.  "Fiquei toda arrepiada e chorei de felicidade. Eu finalmente consegui o meu lugar. Agora, estou no céu", diz.      

Ex-moradora da ocupação do Morro do Avião, Séfora relembra o cenário de degradação do antigo local em que vivia. O risco de desabamento do imóvel e a convivência com animais nocivos, como ratos e cobras, eram sérios motivos de preocupação para ela e seus dois filhos pequenos. "Ficávamos à mercê da sorte. O barraco em que morávamos chegou uma vez a desabar e tive que sair correndo de lá, já que a água enchia tudo. Não consegui dormir direito, morrendo de preocupação. Mas isso passou e hoje a minha vida é completamente diferente", afirma.

A felicidade de residir em um lugar digno e seguro também é compartilhada por Maria das Dores Menezes. Antiga residente do Morro do Avião, a dona de casa vivia em um barraco de papelão, sem condições de higiene e saneamento. O pequeno compartimento a abrigava juntamente com seus 10 filhos que temiam pelo desabamento do barraco a cada forte chuva.

Segundo dona Maria, a notícia de que iria receber uma nova casa foi comemorada por toda sua família, especialmente seus filhos que sofriam com constantes doenças devido às péssimas condições de higiene. "Eles ficavam com doença de pele, diarréia e sofriam muito naquele lugar. Hoje, são dois anos de felicidade, em que há um antes e depois de quando passei a morar aqui. A minha vida agora é a minha casa", fala a espontânea dona de casa.

Política Habitacional

O número de moradias construídas na capital apresentou um vertiginoso crescimento durante os últimos seis anos. Somente na atual administração já foram entregues, entre casas e apartamentos, mais de 5.200 unidades habitacionais em diversos bairros da capital. Somente no 17 de Março, desde a sua inauguração - há pouco mais de dois anos, já foram entregues quase 1.400 casas. E graças a uma série de empreendimentos já em execução, mais 940 famílias terão o sonho da casa própria realizado em breve pela Prefeitura de Aracaju.