Desde a última segunda-feira, 22, equipes das gerências de Limpeza e de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizam mutirão nos cemitérios de Aracaju. A intensificação do trabalho deve-se por conta da proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro, sexta-feira. Ao todo 82 agentes e fiscais trabalham para conclusão dos serviços de limpeza até a quinta-feira, 1º.
Os cemitérios atendidos nesta segunda-feira, 29, foram o São Francisco de Assis, localizado no conjunto Médici - que está desativado, mas recebe visitação -; o Helena Bandeira, na Atalaia; o Cruz Vermelha, no Centro, e o São João Batista, que fica no conjunto Castelo Branco. Este último com o maior número de sepultados e consequentemente o que será mais visitado no feriado. Os demais cemitérios serão atendidos até a véspera de Finados.
Segundo Reinaldo de Souza, gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, as equipes se dividem em trabalhos internos e externos, como capinação, remoção de entulhos, roçagem, pintura de meio-fio e limpeza de ruas e praças no entorno dos cemitérios. Os cemitérios particulares recebem manutenção apenas na área externa. "Das duas equipes de limpeza disponibilizadas para o dia 2, uma será exclusiva para o cemitério São João Batista, por conta do volume de visitas. No dia seguinte, outras equipes serão distribuídas para realizar novo mutirão de limpeza", esclareceu Reinaldo.
Maria Ilza, moradora do bairro Augusto Franco, disse que sempre vai ao São João Batista cuidar do túmulo do seu filho. Ela ainda elogiou o trabalho contínuo da Emsurb dentro do cemitério. "O pessoal aqui já me conhece de tanto que venho zelar o túmulo. A equipe que faz limpeza aqui está de parabéns. Não só pelo trabalho nos dias antes e depois de Finados, como também na constância durante o ano", completou. No dia de Finados, o cemitério São João Batista irá funcionar das 8h às 18h, sem interrupção para almoço.
Ambulantes
Durante todo o Dia de Finados, a Emsurb atuará também com duas equipes da Gerência de Espaços Públicos, que irão fiscalizar a venda pelos ambulantes nas calçadas e impedir o trabalho infantojuvenil dentro dos cemitérios, onde crianças e adolescentes oferecem-se para limpar jazigos. De acordo com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Antônio Pereira, a ação começará às 8h da quinta-feira, 1º, e terminará às 18h do dia seguinte.
"O foco da fiscalização será a organização do espaço onde poderá ser feito o comércio dos ambulantes de flores, velas e planos funerários, para que assim não haja obstrução na passagem dos visitantes", explicou Pereira.