A sexta edição do projeto entre que o Entre que Espaço é seu Itinerante, realizado pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), iniciou na manhã desta segunda-feira, 29, e segue até as 15h. A expectativa é que mais de 300 crianças sejam atendidas pelo projeto.
Os serviços ofertados pelos alunos dos cursos da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), sob a orientação de instrutores, desta vez, foram direcionados às crianças de orfanatos e instituição de reabilitação. Entre os serviços gratuitos ofertados estão o de corte de cabelo, massagem (massoterapia), oficinas de biscuit e maquiagem.
No dia 29, as atividades foram desenvolvidas na Casa Santa Zita. Na terça-feira, 30, o projeto atendeu crianças do abrigo Cristo Redentor. Já nesta quarta-feira, 31, as atividades estão sendo realizadas até as 15h, no Centro de Integração Raio do Sol (Cirs) do bairro Santa Maria.
Segundo a assessora da Fundat, Delma Santana, o objetivo deste projeto é aproximar a comunidade das unidades/escolas, e para que os alunos tenham o contato com os diversos perfis de pessoas (clientes). “Os alunos como profissionais terão de lidar com idosos, adultos, crianças e crianças especiais”, disse.
O projeto conta com uma equipe de 40 pessoas entre a equipe técnica, instrutores e alunos/estagiários. Nesta edição em especial para o atendimento de crianças, o Cirs atende crianças especiais. Para a aluna do curso de corte e cabelo, Denise da Silva, a experiência é emocionante. “É incrível, não tenho nem palavras para descrever, estar neste ambiente é maravilhoso. Eu arrumo os cabelos das crianças e elas saem felizes”, comenta.
Já para a aluna do curso de massoterapia, Verônica Alves, a experiência é diferente. “É diferente e gratificante, é uma experiência que devemos voltar a praticar. As crianças recebem a massagem e voltam para a fila, elas adoram”, revela.
Além dos serviços de corte de cabelo e massagem, as crianças participam de oficinas de maquiagem e biscuit, que são confeccionadas peças para o próprio uso.