Mais de 14 mil famílias precisam atualizar o Cadastro Único

Família e Assistência Social
31/10/2012 14h33
Início > Notícias > Mais de 14 mil famílias precisam atualizar o Cadastro Único

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, alerta as famílias que estão com o Cadastro Único (CadÚNico) desatualizado que devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais perto de sua residência para realizar a atualização cadastral até o mês de dezembro, sob o risco de ter os benefícios de transferência de renda bloqueados.

Em Aracaju, 14.222 famílias com estão com o CadÚnico desatualizado, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que dá conta de que estes beneficiários do Cadastro Único estão há dois anos sem renovar as informações cadastrais para os programas sociais do governo federal.

O objetivo da atualização, segundo explica o secretário Bosco Rolemberg, é o de aprimorar o programa de transferência de renda e destinar os recursos apenas a quem se enquadra no critério de renda mensal por pessoa de até R$ 140. "A cada dois anos, as famílias que estão no Cadastro Único, atendidas ou não pelo programa de transferência de renda, devem alterar ou confirmar seus dados, conforme determinação legal", explicou o secretário.

Bosco Rolemberg salienta que as famílias beneficiadas com o Cadastro Único devem estar atentas ao prazo de recadastramento para evitar que os programas de transferência de renda sejam bloqueados. "Renda, nascimento ou falecimento na família são determinantes para definir o valor do benefício. Já a identificação correta da escola de crianças e adolescentes é fundamental para o acompanhamento da freqüência escolar, contrapartida do programa", conclui Bosco Rolemberg.