Curso de cabeleireiro inspira mulheres a montar negócio próprio

Família e Assistência Social
31/10/2012 16h11
Início > Noticias > 52622

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Senac, está realizando o curso de cabeleireiro em diversos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para beneficiários do Cadastro Único. O sucesso da iniciativa se mede por dois fatores: o baixíssimo índice de evasão e o interesse manifestado pela alunas de montar seu próprio salão de beleza.

Esta é a perspectiva de Lenildes Santos Pereira Lima. "O curso é ótimo, o conteúdo atende as minhas pretensões e assim que terminá-lo pretendo montar meu próprio negócio, ou, no mínimo conseguir um emprego num bom salão de beleza", declarou a aluna do curso que está sendo ministrado no Cras Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro José Conrado de Araújo.

E ela não é a única com o objetivo de investir na carreira. Segundo Maria José Lima da Silva, instrutora do Senac no curso ministrado no Cras Benjamin Alves de Carvalho, no bairro Coroa do Meio, a maioria das suas alunas afirmaram o interesse em montar o próprio negócio.

"Na próxima semana estaremos encerrando o curso, que registrou um nível de aprendizagem muito bom. As alunas estão bem entusiasmadas e a maioria me disse que pretende montar um salão e trabalhar por conta própria", informou a instrutora.     

Habilidades

As alunas do curso de cabeleireiro estão aprendendo sobre corte de cabelo, hidratação, escova, coloração e luzes, segundo informaram a instrutora, destacando que o curso possui 250 horas e teve início em julho. No Cras Gonçalo Rollemberg Leite o curso foi iniciado no início de setembro e deverá se estender até dezembro.

Evasão

A taxa de evasão nos cursos de cabeleireiro oferecidos pela Semasc é tida pelos instrutores como muito baixa. No Cras Benjamin Alves de Carvalho, a turma foi iniciada com 17 alunas e está terminando com 13, porque quatro delas foram chamadas para trabalhar. No Cras Gonçalo Rollemberg as poucas alunas que deixaram o curso foram imediatamente substituídas por excedentes, segundo informou a coordenadora da unidade, Ana Flávia Ribeiro Lima. 

Interesse

A oferta do curso de cabeleireiro é muito positiva e desperta grande interesse na comunidade na avaliação de Ana Flávia Lima. "Tanto que o curso foi iniciado em setembro e até agora as pessoas procuram por inscrições. Temos  uma turma pela manhã, com 30 participantes, e mesmo assim há uma enorme lista de excedentes", enfatizou a coordenadora do Cras.