Dados da Gerência de Benefícios de Transferência de Renda revelam que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) incluiu, até outubro deste ano, 9.110 famílias no Cadastro Único, instrumento de gestão que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal e do município de Aracaju. Deste total, cerca de 4 mil famílias foram contempladas com o Programa Bolsa família.
Atualmente, o município de Aracaju conta com 38.217 famílias beneficiadas com o Bolsa Família, que gera um investimento mensal na economia local de R$ 4.577,210, segundo informou o secretário Bosco Rolemberg. Ele lembrou que a Semasc fechou 2012 com 34.317 famílias contempladas com o Bolsa Família. Até o momento, o crescimento em relação ao ano passado é de mais de 10%.
Novas inclusões
O número das novas inclusões já supera os registrados em 2011 em mais de 100%. No ano passado, a Semasc promoveu a inclusão de 4.249 famílias no CadÚnico. Outro resultado positivo em relação ao Cadastro Único é o número de atualizações realizadas neste ano de 2012: já são 11.903 até outubro último, contra 12.660 em todo o ano de 2011. A estimativa do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, é de que o número de atualizações cadastrais em 2012 supere o registrado no ano passado.
"A Semasc tem realizado ações intensivas neste sentido. Temos reforçado o trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com a realização de busca ativa e mutirões nas comunidades, para melhorar o fluxo de atendimento às famílias que precisam fazer o recadastramento ou serem incluídas no CadÚnico", enfatizou o secretário.